Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Traficante que morreu após tomar estimulante sexual passaria o Natal em casa

Vital estava preso desde 2010

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de dezembro de 2017 - 07:52
 Vital era um dos homens de confiança de ‘Rabicó’, mesmo preso, e sob desconfianças de comparsas
Vital era um dos homens de confiança de ‘Rabicó’, mesmo preso, e sob desconfianças de comparsas -

Morto no último sábado, supostamente por ter sofrido um infarto após ingerir um comprimido estimulante sexual, e preso desde 2010, Vital Brasil do Nascimento, 41, o Vital ou VT, tinha fama de ‘X-9’ entre alguns de seus ‘parceiros’ de crime, e sua morte não gerou muita comoção no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, de acordo com informações de moradores da comunidade. Ele iria reber indulto nos próximos dias para passar o Natal em casa.

A desconfiança da lealdade de Vital surgiu em 1998, quando ele assumiu a função de um dos homens de confiança dp chefão do tráfico Antônio Hilário Ferreira, o Rabicó, conhecido também como Coroa. De acordo com investigações policiais da época, Vital foi indicado por Rabicó para assumir o posto de outros dois criminosos, identificados como Vassourinha, que respondia pela maconha, e Rafael, responsável pela cocaína, depois que os dois foram mortos durante uma operação policial na comunidade. Na ação, realizada por policias militares, os parceiros de Vital foram baleados. Vassourinha morreu no local, mas Rafael chegou a ser socorrido, e antes de morrer contou a outros comparsas de que, ferido, teria visto Vital comemorando com um PM que o plano tinha dado certo.

Um dos que ouviu a confissão de Rafael, que chegou a ser socorrido e ficou abrigado na comunidade do Pavão-Pavãozinho, mas acabou morrendo, foi Rodrigo Pretinho, preso há dois anos. De acordo com o relato, Vital afirmou a um PM que, a partir —daquele momento iria comandar o conjunto de favelas sozinho, e dessa forma ele ficaria responsável pela negociação do arrego com os policiais.

Apesar dessa desconfiança de alguns criminosos, o alto escalão do Comando Vermelho (CV) continuou dando ‘condição’ a Vital, mesmo preso.

Liberdade - Faltando alguns meses para terminar de cumprir a sua última condenação de quatro anos e oito meses pelo crime de associação ao tráfico de drogas, Vital seria um dos beneficiados com o indulto de Natal e sairia do presídio Gabriel Ferreira Castilho, o Bangu 3, nos próximos dias.

Nota – Na tarde de ontem, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que somente exames do Instituto Médico Legal (IML) poderiam confirmar a causa da morte de Vital. Contudo, segundo informações a morte dele teria sido provocada pelo uso de um comprimido estimulante sexual, conhecido como ‘azulzinho’. Ele teria passou mal durante sua visita íntima, quando os presos recebem as mulheres, e foi socorrido para o Hospital Dr. Hamilton Agostinho Vieira de Castro, aonde veio a óbito.

Até ontem, não havia sido divulgada informações sobre o local do enterro de Vital.

Matérias Relacionadas