Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Região dos Lagos recebe espetáculo infantil "Aventuras do Mundo Encanado"

Apresentações acontecerão entre os dias 08 e 17

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de agosto de 2018 - 12:59
Apresentações acontecerão entre os dias 08 e 17
Apresentações acontecerão entre os dias 08 e 17 -

O espetáculo infantil "Aventuras do Mundo Encanado" chega a Região dos Lagos no Rio de Janeiro, com 16 apresentações gratuitas, entre os dias 08 e 17 de agosto, voltadas para a conscientização com o meio ambiente. Com o intuito de democratizar a cultura para todos, o projeto traz uma novidade: além da tradução simultânea em libras - Língua Brasileira de Sinais -, agora as peças contarão com o recurso da audiodescrição voltada para pessoas com deficiência visual. Neste período, o teatro passará por Cabo Frio, Iguaba Grande, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, apresentando em praças, teatros e escolas da região.

O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura e patrocínio da Prolagos. Para realização dos espetáculos em teatro o projeto também conta com o apoio das Secretarias de Educação de Armação dos Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia e do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, Teatro Municipal Dr. Átila Costa e Cine Teatro Rasa.

No Rio de Janeiro o espetáculo é encenado pelo grupo teatral Trupe Fabricarte e o enredo traz um pescador, que inconformado com a degradação do meio ambiente da Região dos Lagos, busca ajuda para levar a conscientização para a população. Junto com a tartaruga Casquinha, eles ensinam formas de se utilizar a água evitando o desperdício.

“A peça apresenta uma mensagem de conservação do meio ambiente e reforça a importância do esforço coletivo para a preservação da natureza. Com história e personagens criados a partir das características da Região dos Lagos, a peça torna-se ainda mais atraente para o público local, que se transforma em agente disseminador, ampliando o alcance destas mensagens”, afirma Carlos Roma, presidente da Prolagos.

Além da Região dos Lagos, a peça passará pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Maranhão. Por meio de uma abordagem lúdica, “Aventuras do Mundo Encanado” regionaliza seus roteiros de acordo com as características de cada um dos sete estados. Sempre protagonizadas por um animal local e ambientada nas regiões, a peça busca conscientizar os jovens das problemáticas que eles enfrentam no dia a dia.

“Além da conscientização com o meio ambiente, levamos cultura e informação para lugares com pouca oferta de projetos culturais de qualidade. Agora, com libras e audiodescrição, tornamos ainda mais acessível os nossos espetáculos. Os teatros selecionados também são dotados com rampas e demais aparelhos para idosos e pessoas com deficiência física”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

O espetáculo chega ao seu sexto ano de exibição. De 2013 a 2017 o projeto já realizou 678 apresentações, totalizando um público de mais de 126 mil crianças em 20 cidades de 7 estados brasileiros.

Matérias Relacionadas