Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Região dos Lagos tem melhora na balneabilidade das praias e no saneamento

Dias próprios para banho na região subiu de 62% para 91%

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de julho de 2018 - 14:12
Dias próprios para banho na região subiu de 62% para 91%
Dias próprios para banho na região subiu de 62% para 91% -

Nos últimos anos, houve grande investimento em saneamento em Araruama, Búzios, Cabo Frio e em toda Região dos Lagos, pela concessionária Prolagos, com ótimos resultados. Entre 2013 e 2017, segundo monitoramento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a região foi a que mais avançou no Rio de Janeiro em balneabilidade de praias, passando de 62% para 91% de dias próprios para o banho.

Dados de saúde da gerente de Estudos Ambientais do IBGE, Denise Kronenberg, mostram que, entre 2001 e 2016, o número de pessoas na Região dos Lagos com tratamento de esgoto saltou de 77 mil para 302 mil. Como resultado, o número de hospitalizações devidas a doenças provocadas pela poluição da água – como diarreia e hepatite – despencou expressivos 92%, passando de 128 por 100 mil pessoas para 9 por 100 mil.

“Os dados são inéditos e atestam o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os ecologistas dizem há décadas: o melhor investimento para a saúde e para o turismo é o saneamento”, diz o deputado estadual Carlos Minc (PSB/RJ).

“Fizemos forte parceria com prefeituras da Região dos Lagos, Comitê de Bacia, consórcio Prolagos. Investimos recursos da arrecadação da concessionária e do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) no saneamento e na recuperação da Lagoa de Araruama, combinando o tratamento convencional e biológico do esgoto com sua captação nos rios – gerando turismo sustentável e economia na saúde”, afirma Minc.

Matérias Relacionadas