Itaboraí realiza Encontro de Folia de Reis

O evento acontece hoje às 19h:30 na praça Marechal Floriano Peixoto

Enviado Direto da Redação

Foto:

A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Itaboaí realizará nesta sexta-feira, a partir das 19h30, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, o “2º Encontro Municipal de Folia de Reis”. O evento contará com a apresentação de dois grupos, sendo o Bandeira Estrela do Oriente e Bandeira Estrela do Oriente II, ambas do bairro Reta Nova.


Ao todo, segundo a Secretaria de Cultura, aproximadamente 50 pessoas farão a apresentação, divididos pelos dois grupos. O cortejo começará em frente à Igreja Matriz de São João Batista e terminará com uma apresentação em frente à Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.


Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio, a apresentação dos grupos será um evento simbólico para marcar o retorno da manifestação cultural tão importante e tradicional no município. 


“Mesmo fora de época, não poderíamos deixar de celebrar a Folia de Reis do município”, disse o secretário. 


Folia de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do Catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (o Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar presentes. 


Veja também