Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Temporal causa grandes estragos em Itaboraí, Tanguá e Maricá

Moradores de vários bairros tiveram casas alagadas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de janeiro de 2018 - 10:05
>> Em Tanguá, um guindaste foi utilizado para reparar o teto de um posto de combustíveis
>> Em Tanguá, um guindaste foi utilizado para reparar o teto de um posto de combustíveis -

As chuvas com fortes ventos na noite de segunda-feira causaram muitos estragos em Itaboraí, Tanguá e Maricá. Em Itaboraí, as compras no Itaboraí Plaza Shopping foram interrompidas por um grande susto, quando parte do forro de gesso do teto do 1º piso foi derrubado pela força da água. Apesar do incidente, ninguém se feriu e o funcionamento foi mantido.

No Areal, diversas árvores foram derrubadas pelo vento, assim como o muro do condomínio “Portal Caminho do Mar”, do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

O síndico do local, Thiago Corrêa, contou que a queda do muro não afetou os prédios e, segundo ele, a construtora que está efetuando obras para a Caixa Econômica Federal (CEF), no condomínio ao lado, já havia providenciado o reparo.

Na comunidade do Rato Molhado, no Rio Várzea, o nível do rio ficou elevado, causando estragos na localidade. Na manhã de ontem, muitos moradores limpavam seus imóveis e tentavam salvar os bens materiais que ficaram submersos.

“Temos um aplicativo da Defesa Civil e sempre que há previsão de chuvas fortes somos alertados. Dessa vez, o sistema não funcionou, e o resultado é todo esse estrago”, reclamou o pintor João Nilton Silva Salustino, de 48 anos. Outro que se queixou dos prejuízos foi o bombeiro hidráulico Alair Cardoso, 69.

“Desde que construíram essa ponte passamos por isso. A água não tem como escoar porque as galerias estão obstruídas. Dessa vez, ainda consegui tirar algumas coisas, mas na última chuva forte a água me cobriu”, contou Alair.

No bairro do Farma, a Prefeitura realizava, na manhã de ontem, a limpeza do rio para tentar evitar novos alagamentos. Várias ruas do local ficaram cheias de lama, prejudicando o trânsito de veículos e pedestres na região. A Prefeitura de Itaboraí informou que, em virtude da chuva de segunda, os bairros de Itambi, Gebara e Visconde também sofreram com alagamentos.

Tanguá – Em Tanguá, parte do teto de um posto de combustíveis, às margens da BR-101, tombou com a força do vento. Na manhã de ontem, um guindaste tentava fazer os reparos. O dono do posto, que preferiu não se identificar, esperava liberar pelo menos duas bombas ainda nesta terça para retomar a operação. Não houve feridos no incidente.

Prefeitura de Maricá 'perde' telhado

 O vento forte também destelhou o teto da Prefeitura Municipal de Maricá, deixando ainda um rastro de destruição pelas ruas do Centro. Segundo a Prefeitura, cerca de 300 homens da Secretaria Municipal de Conservação atuaram na retirada de 114 árvores das vias, em regiões como Itaipuaçu (entrada do MCMV e Serra da Tiririca), Bananal, Rua 90 em Cordeirinho, Centro, Parque Eldorado, Parque da Cidade, Pedreira, Flamengo, Nova Metrópole, Bairro da Amizade, Caju, Jacaroá e Gamboa.

De acordo com o governo municipal, foram 43 milímetros de chuva em uma hora e meia (19h às 20h30) e ventos fortes que chegaram a 80km/h. Ninguém, porém, ficou ferido ou desalojado.

Até ontem, a Defesa Civil havia recebido  22 chamados para retirada de galhos, árvores e postes caídos ou telhas em fiações. Para chamadas de emergências o telefone da Defesa Civil é (21) 2637-1999 ou 199 e da Secretaria de Conversão é 0800 239 633.

(Marcela Freitas e Alan Silva)

Matérias Relacionadas