Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Estudantes de Cinema de Maricá produzem filme sobre 'escrava de Itaocaia'

Curta-metragem mostra história conhecida na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de janeiro de 2018 - 15:45
>> A atriz Marlézia Alves interpretou a escrava Benta que foi relatada por Charles Darwin em diário
>> A atriz Marlézia Alves interpretou a escrava Benta que foi relatada por Charles Darwin em diário -

O curta-metragem “Benta, A Escrava de Itaocaia”, produzido por estudantes da oficina de cinema ofertado pela Secretaria de Cultura de Maricá, retrata uma história muito conhecida na cidade e que foi até registrada pelo naturalista inglês Charles Darwin no século XIX.

A trama mostra a sofrida história de Benta que foi humilhada por seus patrões, engravidou do seu senhorio e foi torturada pela esposa do mesmo. Sem mais suportar a vida que levava, jogou seu filho em um taxo de melado antes de tirar a própria vida pulando da Pedra de Itaocaia. O filme põe o dedo na ferida na questão sobre violência contra a mulher na sociedade patriarcal, realidade que infelizmente ainda é atual.

“Sou do Rio, mas quando vim morar em Itaipuaçu, comecei a pesquisar sobre a história local, quando fiz a oficina, falei sobre a Benta. O curta deu certo e já pensamos em estender para um longa. Queremos exibir em festivais e em escolas públicas para fortalecermos a cultura negra e o resgate da história da cidade. ” explicou o roteirista Rogério Batuka.

A produção já foi exibida no município, no Cine Henfil e em Niterói, no Reserva Cultural, no evento Corujão da Poesia. “Esse filme sobre a Benta ganhou vida própria devido a sua relevância e qualidade do trabalho. Em breve, abriremos uma oficina para documentaristas”, contou o cineasta Wavá de Carvalho, integrante da coordenação audiovisual da Secretaria de Cultura.

Matérias Relacionadas