Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Creas de Rio das Ostras sedia evento ‘Laço Branco’ em defesa da redução de violência doméstica

Mobilização também acontece em outros países

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de dezembro de 2017 - 09:19
Programação do Laço Branco aconteceu no CREAS
Programação do Laço Branco aconteceu no CREAS -

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança, mais de 4 milhões mulheres são violentadas fisicamente no Brasil. A situação é preocupante em todo mundo e isso tem mobilizado pessoas de quase 160 países para a promoção dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, entre os dias 20 de novembro e 6 de dezembro, culminando com a Campanha do Laço Branco. Neste dia, ativistas utilizam uma fita de cor branca no pulso para marcar a luta.

Em Rio das Ostras, a programação do Laço Branco aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social – Creas. O evento reuniu o efetivo da Guarda Municipal e servidores da Secretaria de Bem-Estar que participaram de uma roda de conversa com o tema “Masculinidade e Violência Doméstica”, ministrada pelo psicólogo Flávio Guilhon.

“Muitos de nós, homens, dizemos não colaborar para a violência contra a mulher, mas até quando? Dividimos o trabalho doméstico com elas? Cuidamos dos filhos com elas? Como estamos tratando nossas mulheres no dia a dia? É sempre importante nos fazermos esta pergunta”, disse Flávio durante palestra.

Para a secretária de Bem-Estar Social, Elizabeth Bousquet, estas datas são de extrema importância e que precisam ser lembradas. “Fico muito feliz porque no Creas estes dias são sempre lembrados. E é necessário que se mobilize e mostre a importância de uma sociedade menos violenta”, afirmou durante a abertura do Laço Branco.

Ainda na programação, os participantes assistiram a animação “Minha Vida de João”. O filme questiona homens jovens sobre a forma como foram socializados e os papéis de gênero que foram levados a assumir. O vídeo mostra a vida de João e os desafios que enfrentou durante a vida, sua educação no contexto familiar, situações de violência doméstica, sua primeira experiência sexual, a gravidez de sua namorada, o primeiro emprego, entre outros.

Para o Guarda Municipal Gilson da Silva Carvalho, foi uma tarde de muito aprendizado. “Minha missão como GM é colaborar, também, pela integridade física das pessoas”, afirmou.

Matérias Relacionadas