Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Praia do Peró em Cabo Frio será revitalizada com plantas fixadoras de areia

Jardim de ipoméia protegerá a orla

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de dezembro de 2017 - 11:38
>> A vegetação de toda a Praia do Peró está sendo recuperada com plantio de Ipomeias
>> A vegetação de toda a Praia do Peró está sendo recuperada com plantio de Ipomeias -

Toda a Praia do Peró, em Cabo Frio, será protegida por plantas fixadoras de dunas, no seu trecho urbano. Funcionários da Coordenadoria do Meio Ambiente começaram a cercar as áreas que serão protegidas com as ipomeias, que evitam a areia da praia vá para o asfalto. A espécie também tem função importante na proteção da orla em caso de ressaca.

As cercas serão colocadas ao longo do todo o trecho urbano e o plantio só não será feito nos acessos à praia. Os funcionários da prefeitura também instalaram placas indicando que as áreas estão em recuperação e que estão passíveis de multas e outras sanções as pessoas que invadirem as áreas protegidas, em especial quadriciclos.

O Biólogo e consultor ambiental, Mário Flávio Moreira explicou que a recuperação faixa de areia das praias, com o plantio de vegetação nativa, deve ser a primeira providência a ser tomada para a reabilitação do ecossistema.

No caso da Praia do Peró, segundo ele, foi usada a Ipomoea Imperati ou popularmente conhecida como Ipomeia-branca-da-praia, uma planta pioneira típica das zonas costeiras arenosas, estando confinado às dunas e ante-praias, onde tem um importante papel na fixação das areias.

Paloma Arias, da coordenação do Projeto Bandeira Azul, destacou a importância do apoio dos quiosqueiros à proteção dos jardins de ipoméias:

“Infelizmente, existem pessoas que danificam as cordas e os moirões usados no cercamento. Todas as áreas agora serão sinalizadas e fiscalizadas pela Guarda Marítima e Ambiental” finalizou Paloma.

Matérias Relacionadas