Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Montanhista de Rio das Ostras 'conquista' o Pico da Bandeira

Pico é o terceiro ponto mais alto do Brasil

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de outubro de 2017 - 12:10
Imagem ilustrativa da imagem Montanhista de Rio das Ostras 'conquista' o Pico da Bandeira

Conquistar o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, com seus 2.892 metros. Esse foi o objetivo alcançado pelo montanhista e guarda municipal de Rio das Ostras, Reinaldo Pereira Palma. Integrante de um grupo de alpinistas do Rio de Janeiro, ele esteve entre os dias 12 e 14 de outubro no Parque Nacional do Caparaó, onde ainda passou pelos picos do Calçado e do Cristal, na região que fica entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Há 12 anos, o GM Palma veste a farda da instituição. Com orgulho da profissão que abraçou, ele, que é natural do Rio Grande do Sul e já foi fuzileiro naval, atua como guarda ambiental e marítimo na coordenação de proteção ambiental da Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras.

“Tenho muito orgulho de ser guarda municipal porque sou vocacionado e faço o que gosto”, afirmou Palma, lembrando de um resgate em especial entre os centenas que ajudou a fazer ao longo dos anos na corporação. Ele tem cursos de resgate, em áreas de difícil acesso e áreas de selva.

“Certa vez, uma turista de Belo Horizonte estava em Mar do Norte quando fomos acionados para o resgate dela. Ao perguntar o nome da menina, ela disse se chamar Bárbara, o mesmo nome da minha filha. Isso me deixou bastante emocionado, uma vez que minha filha sempre diz que eu sou o herói dela”, disse Palma.

Para Palma, que também é Professor de Educação Física, a subida dele ao Pico da Bandeira representando Rio das Ostras ajuda a levar o nome do município para outros pontos do Brasil. Quanto ao próximo desafio, ele diz que será o de chegar ao Aconcágua, na Argentina, com seus 6.961 metros de altitude e conta que já está se preparando para essa escalada.

Como o verão está próximo, fica o alerta para quem frequenta o mar e as lagoas do município. “Os banhistas precisam ter muita atenção e não se aventurar nas águas antes de falar com os guardas vidas porque somos treinados e conhecemos as correntes e lugares perigosos”, orientou o GM Palma. Ele ainda alerta que é importante não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água e sempre respeitar a sinalização.

Matérias Relacionadas