Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9806 | Euro R$ 5,4044
Search

Prevenção à esporotricose é discutida em seminário

Soença comum em gatos e transmissível ao homem

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de setembro de 2017 - 15:00
Na reunião, foi discutida implantação de centro de zoonose
Na reunião, foi discutida implantação de centro de zoonose -

A prevenção à esporotricose, doença comum em gatos e transmissível ao homem, foi o tema de uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Proteção ao Animais. No encontro, que aconteceu na última sexta-feira, foram discutidas a implantação de um Centro de Controle Zoonose e a aquisição de medicamentos contra a doença.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Andréia Nogueira, palestras informativas são realizadas em escolas e nos consultórios veterinários e a próxima iniciativa é incluir a associação de moradores.

“É muito importante nos reunirmos para interligar as secretarias, coordenações e superintendências em prol de uma melhoria tanto para o ser humano quanto para os animais. Se não tivermos animas contaminados, os humanos não ficarão doentes e por isso estamos vendo a qualidade de ambos”, ressaltou a coordenadora.

A esporotricose é uma doença que ocorre mais em gatos, causando feridas profundas que não cicatrizam e costumam crescer rápido. No ser humano, a doença se manifesta na forma de lesões na pele e geralmente aparecem nos braços, pernas e rosto.

A doença é causada por um fungo presente no solo e a transmissão pode ocorrer por ferimentos causados por farpas de madeiras ou espinhos de plantas. Pode ser contraído também no momento em que é arranhado ou mordido por animais doentes.

Matérias Relacionadas