Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Profissionais da Educação recebem palestras sobre primeiros socorros

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de junho de 2017 - 14:00
Objetivo é capacitar os professores e servidores para eventuais acidentes com as crianças
Objetivo é capacitar os professores e servidores para eventuais acidentes com as crianças -

A Defesa Civil e a Secretaria de Educação vão promover palestras de prevenção contra sufocamento, engasgamento e acidentes domiciliares em creches municipais. A ação tem como objetivo capacitar professores e funcionários das unidades escolares para que possam proceder corretamente em caso dessas adversidades.

A iniciativa começou na Creche Municipal Comunitária Dona Chica, no bairro Morro do Milagre. Na sequência estão as creches Tia Fátima, no bairro Campo Redondo e Tia Márcia, em Poço Fundo.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de São Pedro, Marcus Dothavio, o principal objetivo das palestras é capacitar os professores e servidores das escolas para eventuais acidentes, como sufocamento e engasgamento, porque a falta de conhecimento e até o nervosismo podem causar um dano maior para as crianças.

“Sabendo proceder, o professor ou outro servidor da escola pode salvar uma vida, até chegar ao Pronto-Socorro. Pretendemos diminuir as estatísticas desses tipos de acidentes. Esse é um trabalho de prevenção da Defesa Civil e vamos atingir o maior público possível de São Pedro da Aldeia”, afirmou.

Todas as quintas-feiras a equipe da Defesa Civil visitará creches ou escolas municipais, realizando palestras de prevenção. Em cada local visitado, será entregue uma apostila com o manual de procedimento correto a ser tomado.

Segundo o Ministério da Saúde, o sufocamento e engasgamento são as maiores causas de mortes por acidente nas crianças com até um ano de idade, representando 72% do total das 1.734 mortes estimadas em 2015. Do total, 90% destas mortes acontecem com crianças de até 4 anos e 715 casos de hospitalização foram registrados.

Matérias Relacionadas