Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Fazenda Campos Novos vai ganhar espaço para atividades educacionais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de junho de 2017 - 14:45
Objetivo é incentivar exposições e visitações em uma das fazendas mais antigas do Brasil
Objetivo é incentivar exposições e visitações em uma das fazendas mais antigas do Brasil -

Foi dado o primeiro passo para a implantação do Espaço Darwin na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a intenção é DE que seja inaugurado na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em outubro.

O Espaço Darwin na fazenda irá contar com uma tenda de 200 m² com exposição permanente aberta à visitação pública. A parceria para implantação do projeto foi firmada entre representantes da prefeitura, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para fomentar atividades culturais e educacionais no local.

“Demos um passo verdadeiro e seguro para a implantação do espaço expositivo em uma região que merece esse investimento por toda sua riqueza ambiental, cultural, geológica e histórica que possui”, afirmou Kátia Mansur, professora e representante da UFRJ na reunião.

A exposição será de responsabilidade pedagógica do Instituto de Geologia, Casa da Ciência e Instituto de Física da UFRJ e terá caráter inter e multidisciplinar com conteúdos que envolvem ciências, turismo, cultura, história, meio ambiente e agricultura com equipamentos adequados, informações e formação continuada. A Prefeitura ficará responsável pela infraestrutura e segurança do local, além da criação de uma unidade de Conservação da Floresta próxima à fazenda.

Quatro alunos da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista foram selecionados para o Projeto Jovens Talentos. Esses alunos farão pesquisas e reconhecimento da área da fazenda. Os estudantes receberão bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio e serão acompanhados por quatro professores-tutores.

A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasil, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense. Em 1832, a Fazenda recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos, Charles Darwin.

Matérias Relacionadas