Melhorias na mobilidade

Parceria entre poder público e Ecoponte viabilizará novo mergulhão em Niterói

Enviado Direto da Redação

Reunião ontem, no gabinete do prefeito, acertou detalhes para início das obras, em abril

Foto: Divulgação

Por Marcela Freitas

O ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues e o diretor da Agência Nacional de Transportes (ANTT), Jorge Bastos, se reuniram na manhã de ontem, com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para acertar detalhes para início da construção do mergulhão da Praça Renascença, no Centro. As obras da passagem subterrânea - cujo objetivo é desafogar o trânsito no cruzamento das avenidas Jansen de Mello e Feliciano Sodré - começam no início de abril, com previsão de conclusão de 12 meses. Além do mergulhão, também foi anunciado pelas autoridades a instalação de 12 câmeras na Ponte Rio- Niterói, capazes de ler, em tempo real, as placas dos carros que entram em Niterói e identificar quais são roubados.

A obra do mergulhão orçada em R$70 milhões aguarda licença da Prefeitura, que deverá concedê-la no inicio do próximo mês. Todo o sistema de operacionalização será realizado pela Ecoponte, como sistema de drenagem, iluminação, entre outros.

O prefeito Rodrigo Neves salientou a importância da parceria com a ANTT, o Ministério dos Transportes e a Ecoponte para melhorar a mobilidade urbana em Niterói.

“Esses projetos de mobilidade urbana e melhoria dos transportes públicos eram aguardadas há muitos anos pela cidade de Niterói. Menciono, de modo especial, a duplicação da Avenida do Contorno, que só foi possível com a união de esforços entre Prefeitura, Ministério e setor privado. Também a duplicação da Avenida Benjamim Constant, no Barreto, e o Túnel Charitas-Cafubá. A concessionária EcoPonte também tem sido muito solícita. Essa parceria como um todo foi muito positiva para Niterói, nos últimos dois anos e meio”, afirmou Rodrigo Neves.

O ministro dos Transportes agradeceu a presença do ex-senador Wellington Salgado de Oliveira, que ajudou a firmar os acordos.

“Na semana passada nos reunimos com a ANTT e a concessionária e foi acertado esse encontro com o prefeito, que foi bastante solícito. Vamos fazer os ajustes necessários para a obra que sofreu pequenas modificações”, afirmou o ministro.

Ponte terá câmeras para ler as placas dos veículos

Durante o encontro, o diretor da ANTT, Jorge Bastos, adiantou detalhes da instalação das novas câmeras com tecnologia, capazes de fazer a leitura das placas dos veículos, ao longo da Ponte e na Praça do Pedágio. As imagens, que serão cruzadas com os arquivos de veículos roubados, serão disponibilizadas para a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município.

“Com a parceria, os veículos que entram e saem da cidade serão mais controlados, a partir do monitoramento na Ponte. A Ecoponte já se comprometeu a ceder os espaços para a Prefeitura instalar as câmeras necessárias. O sistema começa a operar em março”, disse o diretor.

Já o prefeito Rodrigo Neves disse que este é o único sistema deste tipo em uma concessão da região. Ele espera que esse projeto inspire outras ações deste tipo.

“Com as imagens repassadas pelo Cisp, os policiais poderão atuar no sentido de prevenir a criminalidade”, disse informando ainda que
as obras de duplicação da Avenida Benjamim Constant,no Barreto, serão finalizadas no dia 29 de fevereiro e nos dias 4 e 5 de março, a concessionária Ampla irá fazer a retirada dos postes que estão impedindo a conclusão das intervenções.

O encontro desta segunda-feira foi realizado no gabinete do prefeito Rodrigo Neves e reuniu também representantes da concessionária Ecoponte, do Departamento Nacional de de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o vice-prefeito de Niterói Axel Grael, secretários municipais, entre outros.

 

Veja também