Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Livros da antiga biblioteca do Lavourão ficarão guardados no antigo 3ºBI

O acervo está armazenado em um depósito

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de junho de 2019 - 12:08
Único espaço literário público da cidade foi desativado e segundo secretário de Educação, Marcelo Azeredo, situação vai até agosto
Único espaço literário público da cidade foi desativado e segundo secretário de Educação, Marcelo Azeredo, situação vai até agosto -

Por Rennan Rebello

Após reportagens de O SÃO GONÇALO denunciando o fechamento da Biblioteca Municipal que funcionava no Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, na Estrela do Norte, o secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo, justificou a decisão, alegando que teve de entregar o prédio para a Secretaria de Cultura.

“A biblioteca foi desativada no Centro Cultural porque aquele prédio pertence a pasta da Cultura e nós da Educação temos um espaço só nosso. Inclusive, iremos ter uma estrutura maior para a biblioteca que será inaugurada no fim de julho ou no início de agosto”, disse Azeredo.

Com a ‘divisão’ entre as pastas de Educação e Cultura, quem perde são os estudantes e o público em geral, já que cerca de 25 mil livros da bliblioteca estão armazenados em caixas, num depósito onde funciona uma escola municipal e a sede da Guarda Municipal, no conjunto habitacional do ‘Minha Casa, Minha Vida’, no antigo 3º Batalhão de Infantaria (BI), na Venda da Cruz.

De acordo com o secretário de Educação, que recebeu a reportagem de OSG, ontem, a biblioteca voltará a funcionar no prédio anexo da Prefeitura, na Rua Uriscina Vargas 36, no Mutondo, sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “A nossa ideia era que a biblioteca fosse abrigada no espaço que a Educação tem no 3ºBI, por isso, os livros estão guardados lá, pois o espaço é muito grande e tínhamos a intenção de criar um auditório e disponibilizar computadores para pesquisa. Mas, optamos pelo prédio do Mutondo por estar em uma região central, embora eu prefira o espaço da Venda da Cruz devido ao tamanho”, revelou.

Ele afirmou que que ficou surpreso com as reações nas redes sociais sobre a desativação da biblioteca. “Me surpreendeu esta reação (na internet), pois a biblioteca era pouco frequentada e mensalmente tínhamos uma média de 25 visitantes. Eu espero que esse movimento aumente no nosso novo espaço”, complementou.

Como consultar livros - Durante esse período, leitores e pesquisadores que queiram ter acesso a algum ambiente público de leitura terão que recorrer às bibliotecas escolares da rede municipal.

“O acervo da Biblioteca Municipal está na Venda da Cruz, mas quem quiser acessar outras obras pode usar as bibliotecas escolares. Para isso, precisam ir à Semed e obter autorização. Além disso, o nosso pessoal pode orientar a melhor biblioteca para alguma pesquisa”, finalizou Azeredo que é professor de Matemática e o 3º a ocupar o cargo de secretário de Educação no atual governo.

Matérias Relacionadas