Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9806 | Euro R$ 5,4044
Search

Alerj vai renovar mais da metade dos parlamentares

São 36 novos deputados em relação à legislatura atual

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de outubro de 2018 - 12:43
 O PSL foi o partido que mais elegeu deputados: 13 no total
O PSL foi o partido que mais elegeu deputados: 13 no total -

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) terá, a partir de 2019, 36 novos deputados em relação à legislatura atual. Isso representa mais da metade dos 70 parlamentares da Casa.

Entre os novos nomes está Rodrigo Amorim, do PSL, que teve a maior votação entre os deputados estaduais: 141 mil votos. O advogado ganhou os holofotes na semana passada, depois de quebrar uma placa de rua que homenageava a vereadora Marielle Franco, assassinada em março deste ano.

Quatro dos cinco primeiros colocados são do PSL. Todos novatos na Alerj. O partido conquistou a maior bancada da Alerj: 13 deputados.

Entre os 34 que foram reeleitos, a maior votação ficou com Márcio Canella, do MDB, com 110 mil votos.

O PSOL também fez história. Manteve o mesmo número de representantes porém com uma façanha história: elegeu três mulheres de uma tacada só: Renata Souza (a primeira mais votada do partido), Mônica Francisco e Dani Monteiro. Os demais da bancada foram os reeleitos Flávio Serafini e Eliomar Coelho.

A Alerj ficou assim distribuída entre os partidos: PSL (13 deputados), DEM (seis), MDB e PSOL (com cinco cada um); PRB, PSD, PDT, PT e SD (com três cada um); PSDB, PSC, PP, PRP, PHS, Novo e DC (dois cada um); e PSB, PCdoB, PPS, PTB, PR, Pode, Patri, Avante, PRTB, Pros, PTC e PMB (com um cada).

Não se reelegeram deputados estaduais com vários mandatos, como Cidinha Campos (PDT), Gilberto Palmares (PT) e Átila Nunes (MDB).

Matérias Relacionadas