Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

‘Vamos revolucionar o ensino do Estado do Rio de Janeiro’, diz candidata Marcia Tiburi

Educação será uma de suas prioridades, caso vença a corrida ao Palácio Guanabara

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de setembro de 2018 - 11:29
Imagem ilustrativa da imagem ‘Vamos revolucionar o ensino do Estado do Rio de Janeiro’, diz candidata Marcia Tiburi

A professora universitária Marcia Tiburi, de 48 anos, é a escolha do PT para concorrer ao Governo do Rio. Tiburi tem a educação como uma de suas prioridades caso consiga vencer a corrida ao Palácio da Guanabara. “Vamos revolucionar o ensino médio no Rio. Vamos reabrir escolas, aumentar o número de vagas e valorizar os profissionais de Educação. O governo estadual tem a obrigação de garantir a recuperação das escolas, em parcerias com as Prefeituras e a União, como aconteceu com o Ciep, em Neves, que se transformou em campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro”, disse.

O SÃO GONÇALO - A senhora vai retomar as obras do Hospital da Mãe, em São Gonçalo, ou tem outro projeto de saúde para o local? Em quanto tempo, a unidade estará em funcionamento caso as obras sejam retomadas?

MARCIA TIBURI - Vamos retomar as obras do Hospital da Mãe de São Gonçalo imediatamente e, com isso, fortalecer a Rede Cegonha da região. O hospital, abandonado desde 2012, será voltado para a saúde da mãe e do bebê, com capacidade de 10 mil consultas e até 800 partos humanizados por mês, além de especialidades e estruturas voltadas para o público gestante, com orientação nutricional e planejamento familiar.

OSG - Qual a sua estratégia para melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual?

TIBURI - Vamos revolucionar o ensino médio no Rio. Vamos reabrir escolas, aumentar o número de vagas e valorizar os profissionais de Educação. O governo estadual tem a obrigação de garantir a recuperação das escolas, em parcerias com as Prefeituras e a União, como aconteceu com o Ciep, em Neves, que se transformou em campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro no governo Lula. Além disso, vamos recuperar a Faetec e a Uerj.

OSG - Qual a possibilidade em seu eventual governo de iniciar e concluir a tão sonhada linha 3 do metrô? Uma linha de barcas ligando São Gonçalo ao Rio também faz parte do seu plano de governo? Por que?

TIBURI - Para nós, é fundamental levantar os recursos necessários para viabilizar a obra do metrô Niterói-Itaboraí. Precisamos também devolver ao Estado e ao povo as barcas, enfrentando grupos econômicos, como a Fetranspor. As barcas seriam uma opção de transporte para facilitar a vida da população de São Gonçalo e arredores, bem mais ecológica. Desenvolveremos projetos para avaliar a viabilidade da ligação São Gonçalo-Praça XV.

OSG - Como a senhora vai fazer para recuperar a economia do Estado?

TIBURI - Nossa prioridade é investir em geração de emprego a partir do investimento do Estado. Vamos investir em infraestrutura, reformas de escolas e de unidades de saúde, gerando empregos e aquecendo a economia da região. Vamos realizar o saneamento dos rios Marimbondo, Alcântara e Imboaçu. Vamos usar a força do governo, que contrata as empresas, para que elas empreguem, com prioridade, quem mora próximo às obras.

OSG - Como a senhora pensa ser possível reduzir os altos índices de violência no estado do Rio?

TIBURI - Apenas uma política integrada que envolva a capacitação dos policiais, a aquisição de tecnologia, o implemento de políticas voltadas à educação pública de qualidade e à cultura, o planejamento das ações policiais, somadas a ações estatais que gerem empregos, será capaz de nos tirar do espiral de violência. É preciso parar de tratar a segurança como mercadoria que dá lucro às pessoas que exploram a insegurança.

Matérias Relacionadas