Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Candidato a governador, Indio da Costa afirma que Segurança será prioridade

Segundo ele, o ensino público terá avanço a partir de uma melhora na segurança

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de setembro de 2018 - 11:49
Ping Pong com Candidato Índio da Costa
Ping Pong com Candidato Índio da Costa -

O candidato do PSD, Indio da Costa, de 47 anos, que foi relator da lei da “Ficha Limpa” no Congresso Nacional, tenta esse ano pela primeira vez ser governador do Estado, dessa vez ao lado do deputado estadual e delegado Zaqueu Teixeira, também do PSD. Indio afirma que assuntos relacionados à Segurança Pública serão sua prioridade em caso de um eventual governo como forma de atrair melhorias em outras áreas. “Segurança pública se faz com polícia e polícia com policiais. Isso é óbvio, mas o óbvio nunca prevaleceu na política de segurança pública do Estado do Rio. Porque sem segurança, ninguém investe e não há emprego”, disse o deputado federal.

O SÃO GONÇALO - O senhor vai retomar as obras do Hospital da Mãe, em São Gonçalo, ou tem outro projeto de saúde para o local? Em quanto tempo, a unidade estará em funcionamento caso as obras sejam retomadas?

INDIO DA COSTA - O Hospital da Mãe deveria existir desde 2013. Mas hoje é um esqueleto cercado de mato e lixo. Portanto será minha obrigação garantir esse direito. Terminarei a obra. Deixar para trás um cemitério de escombros e obras inacabadas é a marca de um grupo político, que atuou também na Prefeitura do Rio, por oito anos.

OSG - Qual a sua estratégia para melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual?

INDIO - A qualidade do ensino já será maior se garantirmos segurança pública. É impossível estudar e aprender numa escola onde há risco de vida por tiroteios. Eu pretendo trabalhar numa ação coordenada com os prefeitos com metas estabelecidas para reduzir a evasão.

OSG - Qual a possibilidade em seu eventual governo de iniciar e concluir a tão sonhada linha 3 do metrô? Por que?

INDIO - A Linha 3 é uma necessidade absoluta, eu reconheço, mas não posso assumir o compromisso com uma obra para a qual não se terá, pelo menos no início de governo, dinheiro suficiente. Eu só prometo o que posso cumprir. Então, eu estou garantindo segurança pública porque através da segurança se garante investimento, que gera emprego e renda. E, ao mesmo tempo, melhora os serviços públicos de modo geral e o de transporte é um deles.

OSG - Uma linha de barcas ligando São Gonçalo ao Rio também faz parte do seu plano de governo? Por que?

INDIO - Tenho muita vontade de fazer, apesar de os estudos técnicos de viabilidade do governo atual disserem que não é possível. Mas há tanta coisa errada com o atual governo, que eu me animo a pedir novos estudos. Se for possível fazer, o meu compromisso será buscar os caminhos para realizar. Parece-me mais fácil e mais barato do que a Linha 3.

OSG -Como o senhor vai fazer para recuperar a economia do Estado?

INDIO - Interromper a evasão fiscal. Os governos do PMDB autorizaram uma ‘orgia fiscal’. Deram incentivo para motéis, joalherias, perdoaram dívidas e etc. Portanto é preciso rever a maneira como funciona a receita do estado. Por este caminho, e resolvendo-se a segurança pública, consegue-se que a economia se recupere.

OSG - Como o senhor pensa ser possível reduzir os altos índices de violência no estado do Rio?

INDIO - Com a polícia porque segurança pública se faz com polícia e com policiais. Isso é óbvio, mas o óbvio nunca prevaleceu na política de segurança pública do Estado do Rio. Porque sem segurança, as escolas não ensinam, hospitais não atendem e ninguém investe e não há emprego.

Matérias Relacionadas