Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Shoppings e mercados podem ser autorizados a permitir a circulação de animais

Apenas as praças de alimentação não receberiam os animais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de agosto de 2018 - 13:57
Shopping São Gonçalo abre as Portas para Pet Friendly
Shopping São Gonçalo abre as Portas para Pet Friendly -

Os shopping centers, supermercados e outros estabelecimentos comerciais de todo o Estado podem ser autorizados a permitir a entrada de animais acompanhados de seus donos. É o que define o projeto de lei 3.202/17, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última quinta-feira, em primeira discussão. A Casa ainda votará o projeto em segunda discussão.

O texto determina que animais de pequeno porte deverão ser conduzidos pelo responsável com coleira e guia ou carregados em bolsas. Os animais de pequeno e médio porte - aqueles de até 40 quilos - de raças consideradas agressivas precisarão usar coleiras, guias e focinheiras para circular nesses locais.

As praças de alimentação dos shoppings, porém, não poderão receber os animais. A norma deverá ainda ser divulgada com cartazes nos estabelecimentos.

Pioneiro - Em junho, O SÃO GONÇALO publicou reportagem mostrando que o São Gonçalo Shopping era o primeiro empreendimento comercial do município a se tornar um “Pet Friendly”, ou seja, que incentiva a circulação dos filhos de “quatro patas”, nas dependências do estabelecimento.

À época, a direção do shopping justificou que o crescimento do setor pets fez com que o empreendimento mudasse sua política de circulação nos corredores, o que agradou a muitos que passaram a incluir os bichinhos de estimação nos passeios.

Mas para que o passeio possa transcorrer com tranquilidade, é preciso seguir algumas regras de convivência, como a utilização de coleira e guia para conduzir os animais. Raças como Pit Bull, Terrier, American Staffordshire Terrier e Pastor Alemão devem usar guia, enforcador e focinheira.

A permissão em relação à entrada nas lojas fica a critério de cada estabelecimento, uma vez que pessoas alérgicas, por exemplo, podem não se sentir confortáveis com a presença. Nos corredores, há caixas com saquinhos e papel para que os donos possam recolher eventuais dejetos dos animais, itens indispensáveis para a circulação pelo espaço.

Matérias Relacionadas