Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Câmara de Vereadores de Niterói se integra ao “Agosto Laranja”

A ação é para a doação de medula óssea e de cordão umbilical

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de agosto de 2018 - 11:15

 A Câmara promoverá várias atividades em parceria com a ONG Davida Casa do Bom Samaritano
A Câmara promoverá várias atividades em parceria com a ONG Davida Casa do Bom Samaritano -

Com o lema “Seja cidadão e doe sua medula óssea para quem precisa”, a Câmara de Vereadores de Niterói e a ONG Davida Casa do Bom Samaritano farão uma série de atividades durante todo o mês de agosto, visando incentivar a doação de medula óssea e de cordão umbilical. O “Agosto Laranja” (cor símbolo da campanha) terá exposição, sessão solene, banco de doação, cadastramento e exibição de filme, entre as atividades. Uma sessão solene na próxima sexta-feira (10), às 19h, irá abrir a programação que terá também a exposição “Entre no mundo da doação de medula óssea”, com gráficos explicando o passo a passo para quem deseja ser um doador.

A sessão será aberta pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira, tendo à mesa o ex- vereador Bira Marques, autor de um projeto de lei voltado ao tema; a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos; a primeira-dama do município, Fernanda Sixel; Cristina de Figueroa, presidente da Associação Davida Casa do Bom Samaritano; e a médica Ilza Fellows, diretora do Complexo Hospitalar de Niterói.

Durante a solenidade haverá um encontro entre receptor e doador de medula óssea e uma homenagem à jornalista Carol Barcelos, incentivadora do programa de doação de medula óssea.

Na sexta seguinte (17), será instalado na Câmara um banco de doadores de sangue para os que desejam fazer parte do projeto. Os interessados serão levados à Clínica de Hemoterapia de Niterói, na Praça do Rink, para coleta do material e retornam ao mesmo local em transporte cedido pela unidade de saúde.

No dia 24, entre 8 e 15h, o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) monta na Câmara o banco de cadastramento de voluntários de doadores de medula.

Matérias Relacionadas