Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Estado terá DP contra o racismo

Sessão contou com servidores públicos da Segurança Pública

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de abril de 2018 - 10:31
Imagem ilustrativa da imagem Estado terá DP contra o racismo

A Polícia Civil anunciou que deve começar a funcionar ainda este ano uma delegacia especializada para combater o racismo e outros crimes de intolerância durante audiência pública realizada na última sexta-feira pela Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). O objetivo do encontro foi debater o racismo nas instituições policiais e no sistema penitenciário do Estado.

A presidente da comissão, deputada Martha Rocha (PDT), afirmou que o colegiado se empenhará para facilitar a criação da nova unidade policial.

“Nós vamos atuar junto à Polícia Civil na efetivação da criação da delegacia. Neste universo de dificuldades financeiras é importante que façamos boas escolhas”, declarou.

O delegado da Polícia Civil, Carlos Oliveira, afirmou que articula a criação dessa delegacia há mais de dez anos e destacou a relevância da implementação da unidade. “Essa delegacia está em fase final para ser criada e tratará especificamente dos crimes de racismo e outros delitos de intolerância. Há uma grande demanda reprimida pelo serviço”, apontou.

O deputado Paulo Ramos (PDT), integrante da comissão, considerou a criação da delegacia um avanço para a superação dos problemas relatados durante a reunião. “Buscávamos entender como este servidor percebe o racismo tanto dentro da instituição onde trabalha, quanto na sociedade. Eu acredito que tenha sido um início de debate institucional muito importante. Essa ideia de ter uma delegacia especializada faz parte do esforço também de trazer essas informações para a comissão”, disse o deputado.

A reunião contou com a presença de servidores públicos de diversos setores da Segurança Pública estadual que relataram suas experiências pessoais com relação ao tema.

Matérias Relacionadas