Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

São Gonçalo ganha espaço digital

Projeto-piloto será inaugurado no Jardim Catarina

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de março de 2018 - 10:28

Iniciativa quer alcançar jovens da região e incentivá-los a ‘mergulhar’ no empreendedorismo
Iniciativa quer alcançar jovens da região e incentivá-los a ‘mergulhar’ no empreendedorismo -

Considerado o maior loteamento da América Latina, com mais de 20 mil habitantes, o bairro Jardim Catarina receberá um projeto-piloto em em São Gonçalo, voltado à educação e cultura. O projeto “Estação Futuro Jardim Catarina” é fruto de parceria entre o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a ONG Viva Rio. Pensado e estruturado como um centro educacional de criação de tecnologia e inovação, com base na cultura “maker”, ou ‘”faça você mesmo”, o projeto ofertará oficinas, gratuitas, durante um ano e será lançado nesta quarta-feira (21), às 10h.

A Estação Futuro foi construída em um espaço comum às unidades do CRAS e do CREAS que atendem o bairro, localizados na Rua Leão Gambeta, 533.

No local serão desenvolvidas estratégias, diretrizes e ações visando, inicialmente, à implementação de um centro de oportunidades para jovens, voltado à educação e cultura digital. A ideia é propor novos modelos de educação que conectem os variados conhecimentos que os participantes detém às oportunidades de trabalho, de forma a estimular que a trajetória de os jovens em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a a estratégias de ações voltadas ao empreendedorismo.

O projeto será dividida em quatro fases: Aceleração Escolar e preparação para o ENEM; Oficinas Tech regulares e avançadas; Programa de iniciação ao empreendedorismo e Programa impulsionando talentos, e Inclusão no programa Jovem Aprendiz.

“É um novo momento de investimento em educação e tecnologia na cidade de São Gonçalo junto ao Ministério Público do Trabalho e ONG Viva Rio. Apesar das dificuldades que o município tem passado, por meio das parcerias, temos desconstruído o pensamento comum de que o serviço público faz apenas mais do mesmo. É possível fazer assistência sem assistencialismo, garantindo o direitos das pessoas de investir nos seus sonhos e potenciais, pensando na inovação e profissões do futuro”, afirmou o secretário Marlos Costa.

Matérias Relacionadas