Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Motorista terá que fazer curso para renovar carteira

Novas regras exigem aulas de atualização

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de março de 2018 - 12:36
>> Mudanças valem para renovação da carteira a partir de junho
>> Mudanças valem para renovação da carteira a partir de junho -
A partir de junho, motoristas com a carteira de habilitação vencida terão que realizar um curso e ser aprovados num exame (prova), além de passar por um exame médico (já  obrigatório). A nova determinação foi publicada no Diário Oficial da União, através de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
As mudanças estão marcadas para valer a partir de 5 de junho. Até lá, para renovar a carteira nas categorias A e B (motos e carros de passeio) será preciso apenas ser aprovado no exame médico. Com as novas regras, todos que forem renovar a CNH terão que passar por um curso de atualização. Antes, a exigência era somente para os motoristas com a carteira vencida há mais de cinco anos. 
Nas categorias C, D e/ou E, além dos exames de aptidão, os motoristas também deverão fazer um teste toxicológico de “larga janela de detecção”.
Em caso de reprovado no exame, o motorista poderá fazer uma nova prova, cinco dias depois do resultado. Se houver uma segunda reprovação, ele deverá passar por todo curso novamente.
Curso a distância - O curso a distância deve ser realizado em no máximo cinco dias, com prova  aplicada apenas presencialmente.
O curso, com 10 horas-aula, poderá ser feito em entidades credenciadas no Departamento de Trânsito (Detran) no mesmo estado onde a habilitação será renovada, ou por ensino à distância.
Conforme o Denatran, todas as alterações foram baseadas em estudos realizados e aprovados após reuniões com profissionais do setor, resultando numa padronização da formação de condutoresno país.
Como renovar a carteira a cada cinco anos
- Fazer curso com duração de 10 horas/aulas, que pode ser realizado presencialmente ou a distância
- Realizar prova teórica com 30 questões de múltipla escolha
- Apresentar 100% de frequência no curso e 70% de acertos no exame
Ficarão dispensados do curso, apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros, que também passarão por outro curso específico, de maior duração, e serão submetidos a exames psicológicos. 

Matérias Relacionadas