Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Projeto quer mais rapidez nos casos de emergência em São Gonçalo

Texto proíbe a retenção de macas das ambulâncias da Samu na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de março de 2018 - 10:46
Imagem ilustrativa da imagem Projeto quer mais rapidez nos casos de emergência em São Gonçalo

Menos tempo no atendimento de emergência das unidades de saúde de São Gonçalo. É o que deseja o vereador Natan (PSB), autor de proposta sobre o tema, sancionada como Lei 817/18. O texto proíbe a retenção de macas das oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é evitar que o serviço de socorro seja interrompido durante o tempo em que o paciente espera por um leito na unidade médica. “As reclamações por parte da população e dos profissionais poderiam ser evitadas. A maca do Samu chega no hospital com o paciente e, enquanto o leito não é liberado para o atendimento, a equipe de socorro não pode sair para responder a outra solicitação.

A consequência é a ambulância parada horas esperando, enquanto outros cidadãos estão precisando de atendimento rápido”, explicou Natan. Ainda segundo o vereador, mesmo se tratando de um fato corriqueiro, muitas cidades estabeleceram essa lei devido à quantidade de ocorrências. A resolução 1.671/03 do Conselho Federal de Medicina estabelece diretrizes sobre questões de preservação da vida e alívio do sofrimento e aborda a regularização do atendimento pré-hospitalar.

“A lei já foi sancionada. Agora é aguardar o governo municipal para adotar as estratégias devidas, que no caso será de adquirir mais macas para fazer uma troca com a equipe do Samu ou mudar o paciente para outra. Atualmente, o nosso cenário é de oito ambulâncias para cobrir o município todo, sendo duas avançadas e seis básicas, com atendimento 24 horas”, acrescentou o parlamentar do PSB.

Matérias Relacionadas