Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Projeto de Lei incentiva a instalação de bicicletários em estabelecimentos de São Gonçalo

Vereador pretende criar ciclofaixas na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de outubro de 2017 - 10:51
>> Sandro Almeida anunciou proposta durante audiência pública realizada para debater infraestrutura cicloviária no município
>> Sandro Almeida anunciou proposta durante audiência pública realizada para debater infraestrutura cicloviária no município -

Os comerciantes que instalarem um bicicletário na porta do seu estabelecimento podem ganhar o selo “Amigo do Ciclista”. Essa é a proposta do vereador e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Sandro Almeida, que adiantou que irá protocolar um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de São Gonçalo, visando incentivar o uso de bicicletas no município.

A proposta foi apresentada durante uma audiência pública na tarde de ontem, para debater sobre a infraestrutura cicloviária do município.

“Daremos um incentivo as empresas que instalarem bicicletários. Eles ganharão o selo ‘Amigos do Ciclista’, que irão poder usar como marketing pessoal”, explicou.

Além “Amigo do Ciclista”, Sandro também pretende protocolar outro Projeto de Lei, que estabelece uma previsão de criação de ciclofaixas para estradas que receberem novas pavimentações de asfalto pelo município.

“O objetivo não é utilizar o recurso público municipal para implantação do equipamento. O objetivo é apresentar os projetos de forma fundamentada e que possamos buscar parceiros para se fazer a construção de ciclovias”, declarou.

Segundo Sandro, a sessão foi marcada após ele ter percebido o movimento dos grupos militantes nas redes sociais, além de compreender que a área do leito da ferrovia está abandonada e tem muitas invasões acontecendo.

“Identifiquei esses grupos de bastante fluidez no sentido de propor ciclovias para o município. Entendo essa necessidade na questão da mobilidade urbana e sustentabilidade. O trânsito da cidade está cada vez mais caótico e precisamos criar possibilidades de transportes mais baratas, acessíveis e que dê mais fluidez ao trânsito. A ciclovia seria perfeita nesse sentido”, disse Sandro.

Ainda de acordo com o vereador, ele chegou ao entendimento, juntamente com os grupos, de que seria importante uma audiência pública, para que fossem apresentados os projetos.

“Eles são militantes há muitos anos e o que estou fazendo aqui hoje é dando voz a esses grupos, para que possam estabelecer suas propostas, que são realmente fundamentadas, estudadas e com grande viabilidade”, afirmou.

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, entre eles, membros dos grupos Pró São Gonçalo e União Gonçalense de Ciclista (UGC).

Um dos coordenadores da UGC, o contador Charles Gomes, de 44 anos, contou que o grupo defende a bandeira das pessoas que usam a biclicleta como meio de transporte. Ele palestrou sobre a importância da integração desse transporte no município.

“A gente alinha e defende com o poder público a valorização da bicicleta como meio de transporte. Estamos há dois anos defendendo essa bandeira e a audiência foi uma conquista para a gente”, contou Charles.

Já Ágatha Melo, do Pró São Gonçalo, apresentou sugestões de uma ciclovia de 16 quilômetros, compreendida entre Santa Luzia e Neves, que beneficiaria cerca de 490 mil gonçalenses.

Matérias Relacionadas