Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Artesãos do Estado do Rio serão inseridos em sistema de informações

A expectativa é que o cadastro contemple 20 mil artesãos fluminenses

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de setembro de 2017 - 15:30
Profissionais de todas as cidades deverão constar em 2018
Profissionais de todas as cidades deverão constar em 2018 -

Até agosto deste ano, cerca de 10 mil artesãos de 31 municípios fluminenses estavam cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais do Governo Federal. Para dar mais segurança ao exercício da função e baratear os custos de trabalho da categoria, os profissionais de todas as 92 cidades do estado deverão estar inseridos no Sistema até o final de 2018, de acordo com o secretário de Estado de Turismo, Nilo Félix.

O prazo foi divulgado em uma audiência pública realizada ontem pela Frente Parlamentar da Economia Solidária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)

A expectativa é que o cadastro contemple 20 mil artesãos fluminenses, garantindo isenções fiscais na compra de matéria-prima para a fabricação das obras. Além disso, os cadastrados terão a possibilidade de expor gratuitamente em eventos e espaços atrelados ao Governo do Estado, como o AquaRio, que terá um setor destinado à produção artesã fluminense.

“Quem se cadastra recebe a Carteira Nacional do Artesão, emitida pelo Ministério da Indústria a partir da Secretaria. Já no início de setembro, 1.100 artesãos da capital receberão o documento e nós ainda estamos inaugurando espaços para que eles exibam seus produtos para toda a sociedade e para o turista”, declarou o secretário Nilo Félix, comentando a possibilidade de exibição nos saguões dos hotéis.

Maria da Paz, moradora de Macaé, tem no artesanato sua principal fonte de renda e contou que há um ano e meio esperava que os artesãos do seu município fossem incluídos no Sistema.

Matérias Relacionadas