Niterói recebe selo de comprometimento com o meio ambiente
Cidade realiza iniciativas de sustentabilidade

A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta sexta-feira (25), o selo de elaboração do inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE), concedido pelo Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade). O secretário-Executivo para América do Sul da associação, Rodrigo Perpétuo, entregou ao secretário Executivo, Axel Grael, o documento que atesta o comprometimento do governo municipal com o enfrentamento às mudanças climáticas.
Para isso, integrantes do Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas de Niterói (Geclima) foram treinados para fazer uso da metodologia do Iclei que mensura a emissão de gases de efeito estufa. O inventário é feito mediante a coleta, recorte de dados e informações sobre fontes de emissões no município, bem como sua relatoria de acordo com metodologia de referência.
Para Axel Grael, o selo conferido à Niterói estimula a confiança da população em relação à iniciativas de longo prazo, como o projeto Niterói de Bicicleta, o PRO-Sustentável, o Sistema de Informações Geográficas (Sigeo), em fase de implantação, e o Programa Niterói Mais Verde.
“Tornar a cidade mais resiliente não é tarefa só da administração pública, é da sociedade. Esse trabalho é algo que está sendo feito para o município. O reconhecimento do Iclei nos incentiva a criar, junto à sociedade, uma confiança ainda maior em relação ao caminho que estamos trilhando”, pontuou.
Perpétuo elogiou as iniciativas que a cidade está realizando no sentido do desenvolvimento sustentável, e que, segundo ele, vem chamando atenção de gestores de outras cidades pela eficiência. O secretário ainda agradeceu a liderança e compromisso apresentados pela cidade no movimento para a sustentabilidade global.