Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Sucessão para 2019/20 já movimenta Câmara de São Gonçalo

Eleições antecipadas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de agosto de 2017 - 17:00
Prefeito disse manter boa relação com legislativo e acha cedo discussão de sucessão para 2019
Prefeito disse manter boa relação com legislativo e acha cedo discussão de sucessão para 2019 -

A antecipação das eleições para a presidência da Câmara de São Gonçalo para o biênio 2019-2020 pode causar um ‘racha’ nas relações entre o legislativo e o executivo. Grupo de 18 vereadores acusa o atual presidente da Casa, vereador Diney Marins de articular, de última hora, a votação para a sessão da última quinta-feira, na esperança de garantir sua reeleição.

Certo de que teria, pelo menos, a maioria simples (14 votos), depois de conversar com todos, Diney percebeu que só podia contar com 8 vereadores (com ele 9) e seria derrotado, pois a base do governo atualmente é formada por 18 vereadores.

Em 2013, o já presidente - ele está há quatro anos e meio presidindo a Câmara - usou a mesma estratégia e conseguiu garantir a continuidade no cargo para os biênios 2015-2016.

Acreditando ter a maioria ao seu lado, na última quarta-feira (16), Diney começou a chamar os vereadores e convocá-los para eleições para a presidência e mesa diretora do biênio 2019-2020, alegando que o assunto entraria em pauta na quinta-feira (17). Mas o grupo resolveu se rebelar e, após conversas, decidiu formar uma chapa e assim enfrentar Marins no pleito. No entanto, percebendo que seria derrotado, Marins teria ordenado que o assunto não entrasse na pauta da sessão de quinta-feira.

O prefeito José Luiz Nanci disse que acompanha o processo, sem interferir, mas que acha muito cedo para se pensar em uma eleição referente ao período 2019-2020. “Prezo sempre pelo melhor relacionamento possível entre Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como a independência desses poderes. Quero desenvolver um bom trabalho e melhorar a vida da população gonçalense, sem politicagem”, afirmou o prefeito.

Matérias Relacionadas