Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Senado vota reforma trabalhista

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de julho de 2017 - 14:00
PLC será votado na forma do texto aprovado pela Câmara
PLC será votado na forma do texto aprovado pela Câmara -

Depois de mais de dois meses de debates e 864 emendas de senadores, o Senado deve concluir, hoje, no plenário, a votação da reforma trabalhista. O PLC 38/2017 será votado na forma do texto aprovado pela Câmara dos Deputados, pois os relatores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Romero Jucá (PMDB-RR) não aceitaram qualquer uma das sugestões de mudança. Entretanto, há a promessa de que o presidente Michel Temer vetará os pontos mais polêmicos da proposta.

Os líderes de partidos e de blocos partidários poderão encaminhar a votação, que é quando o líder orienta sua bancada para aprovar ou rejeitar. Não haverá discursos de senadores que não são líderes. Em seguida, haverá a votação nominal por parte dos senadores e o resultado é divulgado logo depois.

As emendas que receberam parecer contrário deverão ser votadas em globo, ou seja, todas juntas de uma vez e, provavelmente, em votação simbólica. Todas têm parecer pela rejeição. A partir daí, o plenário passará a votar as emendas destacadas para votação em separado pelos partidos ou blocos partidários. A votação de cada destaque também poderá ser encaminhada pelas lideranças.

Individualmente, cada senador também pode pedir para que uma emenda ao projeto seja destacada para votação em separado. No entanto, para que esse tipo de requerimento seja apreciado, é preciso a concordância da maioria do plenário. Se alguma alteração for aprovada pelos senadores, o PLC terá de voltar para nova análise da Câmara. Caso seja votado sem mudanças, o projeto seguirá para sanção presidencial.

Matérias Relacionadas