Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Clínica é reformada em SG

Unidade de psiquiatria, que atende 223 pacientes, recebe obras em toda sua estrutura

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de julho de 2017 - 12:00
Imagem ilustrativa da imagem Clínica é reformada em SG

A Clínica Psiquiátrica Nossa Senhora das Vitórias, no Zé Garoto, em São Gonçalo, está passando por uma grande reforma estrutural, que compreende a parte elétrica, hidráulica, além de pintura e reforma da unidade que hoje abriga 223 pacientes. A reforma vai desde as seis enfermarias, sala de curativos até o refeitório. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes que ainda não podem ser reinseridos na sociedade.

A unidade atende pacientes graves, que mesmo após o processo de desinstitucionalização das unidades psiquiátricas não receberam alta para voltar ao convívio social. Segundo o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, a construção do processo de humanização na área da saúde mental se traduz em um desafio para os profissionais que atuam na área.

“A trajetória do cuidado aos portadores de transtornos psíquicos são marcadas pela falta de assistência humana básica e excesso de medicação. Essa cultura antiga sobre a necessidade da internação psiquiátrica traz entraves no âmbito familiar, social e assistencial”, conta o secretário.

A rotina dos pacientes tem uma programação que inclui diversas atividades. Além do cuidado diário com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, os terapeutas ocupacionais realizam um trabalho de acordo com as necessidades individuais de cada um. Entre as atividades, dança, oficina de pintura, futebol, oficina de beleza e cinema fazem parte da programação. Em breve, os pacientes participarão de uma oficina de horta ecológica, onde irão plantar hortaliças para depois consumir em suas refeições.

Na última semana, a Clínica Nossa Senhora das Vitórias recebeu 72 pacientes oriundos da Clínica Santa Catarina, que foi interditada após uma inspeção realizada pela equipe de Vigilância em Saúde Estadual.

Matérias Relacionadas