Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Comissão da Alerj discute nova licitação das barcas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de julho de 2017 - 13:15
Nivaldo Mulim integra comissão que faz encontro com o secretário de Estado de Transportes, hoje
Nivaldo Mulim integra comissão que faz encontro com o secretário de Estado de Transportes, hoje -

A Comissão de Representação das Barcas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reúne com o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Goulart, para discutir sobre a implantação de novas linhas das barcas hoje. Os deputados Zito (PP), Nivaldo Mulin (PR) e Gilberto Palmares (PT) presidente, vice-presidente e relator, respectivamente, da comissão vão acompanhar o processo da nova licitação das linhas, as propostas de novos trajetos, a implantação das tarifas e a estratégia de funcionamento do serviço.

“Nós já marcamos esse encontro para ouvir o secretário para que possamos traçar novas metas de trabalhar e avançar no debate”, explicou o presidente da comissão, que foi instalada no dia 28 de junho. O relator Gilberto Palmares (PT) defendeu que o novo edital de licitação tenha como exigência a criação de novas linhas em municípios como São Gonçalo e Duque de Caxias e também a integração com outros modais, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “Eu acho de extrema importância, além da discussão na Alerj, que a comissão vá a locais onde há segmentos da população que tem interesse no transporte aquaviário”, disse o relator.

Armazém – Na última segunda-feira, foi publicada em Diário Oficial, a sanção da lei 7.641/17 pelo governador Luiz Fernando Pezão sobre a possibilidade do armazém 18, que fica em frente à Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária da capital, poder ser transformado em estação de barcas. A medida tem como objetivo atender os municípios da Região Metropolitana e desafogar a Estação de Barcas da Praça XV.

De acordo com o texto dos deputados Dr. Julianelli (Rede), Jorge Picciani (PMDB), Luiz Martins (PDT), Luiz Paulo (PSDB) e Paulo Ramos (PSOL), a estação atenderia aos municípios de Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita e Nilópolis, além de aumentar a oferta do serviço para a Ilha do Governador e Niterói.

O Executivo está autorizado a editar os atos necessários para a implantação das novas linhas da estação, que ainda deve ter integração com o VLT.

Matérias Relacionadas