Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

SG ganha nova maternidade

Prefeito José Luiz Nanci inaugura unidade hospitalar com mais leitos para mães e filhos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de junho de 2017 - 12:00
Nova maternidade Drº Mário Niajar foi estruturada no antigo Pronto Socorro de Alcântara
Nova maternidade Drº Mário Niajar foi estruturada no antigo Pronto Socorro de Alcântara -

Para ampliar a prestação de assistência aos recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, a Maternidade Drº Mário Niajar, no Alcântara, em São Gonçalo, foi entregue, oficialmente, ontem, pelo prefeito José Luiz Nanci; e pelo secretário de Saúde, Dimas Gadelha. O hospital, instalado no antigo Pronto Socorro de Alcântara (PSA), ganhou Unidade Intensiva (UI) Neonatal com dez leitos, novas enfermarias e serviços. Hoje, são realizados cerca de 400 partos por mês, mas com a nova estrutura, a unidade irá dobrar a sua capacidade de atendimento para até 700 partos mensais.

Acompanhado por outros secretários municipais, entre eles o de Governo, Rodrigo Miranda, vereadores e lideranças políticas e comunitárias da cidade e de familiares do médico Mário Niajar, Nanci percorreu toda a estrutura da maternidade, conversou com as mães e funcionários e garantiu que promoverá mudanças para melhorar, ampliar e humanizar o atendimento na rede de saúde. “Com a ajuda dos funcionários, com apoio da Câmara dos Vereadores e a união dos nossos secretários, estamos conseguindo levar serviços e obras até a população”, disse Nanci.

De acordo com o secretário de Saúde, a unidade conta com sala para parto humanizado, Espaços Cegonha e Mãe Coruja, que integram o Programa de Humanização no Atendimento. Estes espaços contam com quartos com dez leitos. Neles, as mães permanecem na unidade mesmo após a alta médica, acompanhando os recém-nascidos que, por motivos de saúde, ainda precisam permanecer internados.

O atendimento de urgência e emergência que era feito no antigo PSA está sendo direcionado às Umpas de Nova Cidade e Pacheco, UPAs do Colubandê e Santa Luzia e ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat).

Matérias Relacionadas