Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Eleitor poderá pedir ‘recall’

Comissão do Senado aprova troca de presidente a pedido de, pelo menos, 10% da população

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de junho de 2017 - 14:30
Substitutivo à PEC 21/2015, de autoria de Antonio Carlos Valadares, é do senador Antonio Anastasia
Substitutivo à PEC 21/2015, de autoria de Antonio Carlos Valadares, é do senador Antonio Anastasia -

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, ontem, a inclusão na Constituição de dispositivo que permite a revogação do mandato do presidente da República pela população, o chamado ‘recall’. A PEC 21/2015, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), foi aprovada na forma do substitutivo proposto pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). O texto segue a Plenário para discussão e votação em dois turnos.

A proposta de revogação do mandato do presidente, que terá de ser apreciada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, dependerá de assinaturas de não menos que 10% dos eleitores que compareceram ao último pleito, distribuídas em pelo menos 14 estados e não menos de 5% em cada um deles. O formato final da PEC foi definido na reunião, com o acolhimento parcial, pelo relator, de emenda sugerida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

De acordo com o texto aprovado, a proposta de revogação será apreciada pela Câmara e pelo Senado, sucessiva e separadamente, e, para ser aprovada, precisará do voto favorável da maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas. Garantida a aprovação, será então convocado referendo popular para ratificar ou rejeitar a medida.

No caso de ser aprovada a revogação, o vice-presidente da República sucederá o presidente. Ainda pelo texto aprovado, é vedada a proposta de revogação durante o primeiro e o último ano de governo e a apreciação de mais de uma proposta de revogação por mandato.

Abrangência – A proposta original de Valadares previa aplicação mais abrangente do mecanismo do ‘recall’, que poderia ser proposto por eleitores para também buscar a revogação dos mandatos de governadores, prefeitos, senadores, deputados (federais, estaduais ou distritais) e vereadores após dois anos de exercício do cargo. No substitutivo, Anastasia regulamentou apenas o uso do ‘recall’ para a revogação do mandato presidencial, mas deixou aberta a possibilidade para que as assembleias legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal adotem o instituto por meio de suas respectivas Constituições e Lei Orgânica. (Agência Senado)

Matérias Relacionadas