Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

SG poderá ter exame para detectar câncer

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de maio de 2017 - 13:30
Projeto de lei do vereador Maciel quer assegurar que todos os homens tenham acesso ao exame
Projeto de lei do vereador Maciel quer assegurar que todos os homens tenham acesso ao exame -

Garantir que os cidadãos tenham acesso às medidas que previnem o câncer de próstata, além de ações de saúde para assegurar a detecção precoce do aumento dos níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico) em pacientes de São Gonçalo. Isto é o que garante o projeto de lei n° 606/2017, do vereador e vice-presidente do diretório estadual do PMN, Maciel, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Gonçalo. O exame de sangue pode ser utilizado para medir o PSA que, se estiver elevado, pode estar relacionado ao câncer de próstata. De acordo com a medida, as unidades básicas de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) devem disponibilizar a realização do exame PSA para todos os homens a partir dos 40 anos.

O vereador Maciel esclarece que o exame é bastante simples, realizado através da coleta de sangue do paciente, que não precisa estar em jejum. A obrigatoriedade desse exame deverá auxiliar no combate ao câncer de próstata visto que a dosagem do PSA, um marcador de doença prostática, permite um diagnóstico precoce do tumor e consequente aumento das possibilidades de cura. “Nos casos de câncer de próstata, a dosagem do PSA serve também para acompanhar a evolução da doença em pacientes sob tratamento e para avaliar sua extensão. Sabendo do alto custo para o tratamento das doenças prostáticas, fica evidente a importância do exame PSA e a necessidade de amparos legais por parte do poder público. Em razão das altas taxas de incidência, prevalência e morbimortalidade desse tumor, ele constitui-se em um dos mais sérios problemas de saúde pública em nosso país”, afirmou o parlamentar.

O exame de PSA é considerado pela classe médica como a forma mais eficaz para detecção de câncer de próstata, um dos mais letais para o público masculino. Como a doença não tem prevenção, o diagnóstico precoce é primordial.

Matérias Relacionadas