Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Deputado apresenta projeto para inibir jogos que estimulam suicídio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de abril de 2017 - 12:30
 Segundo Áureo, os jogos podem induzir as pessoas ao suicídio
Segundo Áureo, os jogos podem induzir as pessoas ao suicídio -

Em tempos onde o suicídio entrou em pauta nas mídias sociais, o líder do Solidariedade na Câmara dos Deputados, Áureo (RJ), apresentou projeto de lei 7430/2017 para inibir a iniciativa.

A “brincadeira”, que já causou mortes de crianças e adolescentes em todo o mundo e tem três casos sendo investigados no Brasil pode ter aumento de pena quem induzir outro ao suicídio por meios digitais e torna crime o incentivo, pela internet, à automutilação ou exposição ao perigo. As mudanças seriam feitas nos artigos 122 e 132 do Código Penal (Decreto Lei 2.848/1940).

“A Câmara não pode permitir que criminosos travestidos de jogadores ameacem e influenciem o futuro dos nossos jovens. Devemos ficar atentos a esses casos que ameaçam a vida dos nossos filhos”, disse o parlamentar.

No Baleia Azul, um jogo muito visto pela Internet, os organizadores determinam aos participantes progressivamente uma sequência de 50 desafios, como tirar fotos assistindo a filmes de terror na madrugada, cortar os lábios, furar a palma da mão e desenhar uma baleia em seu antebraço com uma lâmina. A última etapa é cometer suicídio. No Brasil, a Polícia Civil já investiga a ligação com o jogo na morte de dois adolescentes em Mato Grosso e na Paraíba e em uma tentativa de suicídio no Rio de Janeiro.

O deputado lembra que a internet tem sido utilizada para difundir diversos outros jogos de final triste e perigoso.

Matérias Relacionadas