Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Novas ações na área social

Secretário divulga medidas que pretende adotar através de parcerias e resgate de recursos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de março de 2017 - 13:30
 Marlos Costa já quitou dívidas de repasse e renovou o convênio com abrigo Cristo Redentor
Marlos Costa já quitou dívidas de repasse e renovou o convênio com abrigo Cristo Redentor -

Por Cyntia Fonseca

Há dois meses a frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação, Infância e Adolescência, o secretário Marlos Costa divulgou ações que pretende estabelecer por meio de parcerias público-privadas e com resgate de recursos do governo federal, durante este ano.

“São Gonçalo é uma cidade muito carente, com pessoas que vivem ainda na pobreza ou abaixo da linha da pobreza, e necessitam de uma atenção do poder público municipal. A Secretaria de Desenvolvimento Social é exatamente esse elo entre o poder público e as pessoas em vulnerabilidade social”, ressalta o secretário.

Após quitar dívidas de repasses, renovar o convênio com o Abrigo Cristor Redentor e equacionar os pagamentos de famílias inscritas no aluguel social, as próximas medidas da pasta passarão por setores tão ou mais sensíveis como assistência, social, segurança alimentar, trabalho infantil, população em situação de rua e habitação.

Já para a próxima segunda-feira, o secretário anunciou o retorno do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O serviço consiste em atividades de lazer, artísticas, culturais e esportivas, oferecidas à população que mora em torno dos Cras, destinados principalmente à crianças, adolescentes e idosos.

Serão oferecidos também nos Cras, por meio de parceria público-privada com universidades, atendimento jurídico, além de programa de estágios. “As pessoas muitas vezes não têm consciência dos próprios direitos. Vamos dispor de equipes capacitadas para resolução de dúvidas, problemas com direito do consumidor, entre outras questões”, acrescenta.

Sobre segurança alimentar, Marlos falou sobre a reativação do programa das Cozinhas Comunitárias. “Vamos reativar esse programa. Já funcionou muito bem anteriormente, e tem respaldo na legislação federal e do Ministério do Desenvolvimento social. Vamos apoiar iniciativas das comunidades e dos bairros e montar cozinhas em espaços públicos ou cedidos pela própria comunidade, equipá-las e fazer com que produzam alimento a preço de custo. A meta é que estejam implantadas, pelo menos, três cozinhas até o fim do ano, nos bairros Vila Lage, Engenho Pequeno e Jardim Catarina”, explica.

Para isso, o secretário pretende ir à Brasília até o início de abril para recuperar recursos do governo federal e assim poder iniciar a implantação do programa o quanto antes.

Quanto à temática do trabalho infantil, Marlos pretende retomar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ainda neste primeiro semestre. “Hoje vemos muitas crianças na rua, vendendo bala, vulneráveis. O município de São Gonçalo não pode permitir que essas crianças permaneçam dessa forma, sem escola, sem acompanhamento da família, exercendo atividade laboral. Então, já estamos montando uma equipe técnica para fazer abordagem dessas crianças”, disse.

Outra medida da Pasta será a retomada do trabalho de abordagem da população em situação de rua. “Aumentou muito, principalmente nos últimos dois anos a população em situação de rua, tanto em virtude da crise econômica, mas em muitos casos, também pelo uso de entorpecentes. Já começamos nesta semana pelo centro de São Gonçalo, encaminhando algumas para abrigos ou para o Centro POP, onde eles podem se dirigir para fazer higiene pessoal, se alimentar, fazer atividades terapêuticas, de lazer e cultura, e terem a oportunidade de serem reinseridas na sociedade”, destacou.

Na Habitação, o secretário afirma que ainda neste semestre, serão entregues 1,5 mil moradias a famílias que se encontram no Aluguel Social, algumas ainda vítimas remanescentes das enchentes de 2010. Serão 1,3 mil unidades no bairro Venda da Cruz, no antigo 3ºBI e 250 unidades no Pacheco.

Matérias Relacionadas