Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

José Luiz Nanci reativa o tomógrafo do PSSG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de janeiro de 2017 - 08:00
Aparelho voltou a funcionar, na tarde de ontem, e pode realizar 70 exames por dia no Pronto Socorro
Aparelho voltou a funcionar, na tarde de ontem, e pode realizar 70 exames por dia no Pronto Socorro -

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, colocou em atividade, ontem, um tomógrafo no Pronto Socorro de São Gonçalo (PSSG), no Zé Garoto. O aparelho, que estava parado há cinco meses por falta de capacidade na rede elétrica, vai agilizar atendimentos de pacientes na unidade de saúde, que deixarão de esperar pela central de regulação. A máquina também vai atender a demanda externa.

Por causa da falta de funcionamento do tomógrafo na unidade, os pacientes realizavam o exame após passar por uma central de regulação no Hospital Estadual Alberto Torres (Heal), no Colubandê, onde a fila de espera era de cerca de 40 dias. “Esse deslocamento implicava em um tempo maior de permanência dos pacientes no hospital. Visando diminuir esse tempo, a gente priorizou as ações no sentido de regularizar a situação da questão técnica e hoje podemos entregar à população, o aparelho funcionando”, explicou o secretário de Saúde, Dimas Gadelha. O aparelho, que tem capacidade para fazer 70 exames por dia, vai atender, além da demanda hospitalar, as ambulatoriais. Cerca de 15 pacientes chegam ao Pronto Socorro, diariamente, necessitando do serviço. Para utilizar o aparelho, o paciente com solicitação de tomografia passa pela central de regulação no PSSG e é encaminhado para a realização do exame.

“Ao mesmo tempo que estamos expandindo a oferta do tomógrafo, a gente vai começar a trabalhar no nosso centro de imagem com horário estendido, até às 20h, e também aos sábados, até 14h. Também estamos estudando implantar outro aparelho de tomografia no nosso centro de imagem”, finalizou o secretário.

Matérias Relacionadas