Plano para recuperar o Rio

Ministro da Fazenda e Pezão elaboram medidas para melhorar situação fiscal do Estado

Enviado Direto da Redação
Equipe, que começou as conversas ontem, continuam montando plano para apresentar a Temer

Equipe, que começou as conversas ontem, continuam montando plano para apresentar a Temer

Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o governador Luiz Fernando Pezão anunciaram, ontem, a elaboração de um plano de recuperação fiscal para o Estado do Rio de Janeiro. Equipes do Ministério da Fazenda e do Governo do Estado vão ser reunir, hoje e amanhã, para a elaboração final do texto do acordo, que será apresentado ao presidente Michel Temer amanhã e, em seguida, à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia.

O anúncio foi feito após reunião, no Rio de Janeiro, que também contou com a presença das equipes econômicas dos governos federal e estadual. De acordo com o ministro Meirelles, o plano terá como base o projeto de austeridade apresentado pelo Executivo estadual à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em novembro do ano passado, e as contrapartidas previstas no projeto da União de recuperação fiscal dos estados apreciado no Congresso Nacional. “O que nós podemos afirmar é que será um plano que vai de fato resolver a situação do Rio de Janeiro. É um plano de recuperação fiscal que equaciona todo o déficit fiscal do estado em 2017 e os anos seguintes. Esperamos que de fato possamos dar um passo importante na resolução dessa situação dramática em que vive o Rio de Janeiro”, explicou o ministro.

Para Pezão, a discussão do plano está ‘caminhando bem’. “Tenho certeza de que a gente vai chegar a um bom entendimento”, afirmou o governador.

Também participaram da reunião, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi; o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia; o procurador geral da Fazenda, Fabrício da Soller; o secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa; o procurador geral do Estado do Rio, Leonardo Espíndola, entre outros.

Veja também