Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

São Gonçalo inaugura Umpa em Nova Cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de setembro de 2016 - 21:08
Nova unidade de saúde tem capacidade de atender cerca de 500 moradores da região por dia
Nova unidade de saúde tem capacidade de atender cerca de 500 moradores da região por dia -

Com capacidade para atender até 500 pacientes por dia, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo inaugurou, ontem, a segunda Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) em Nova Cidade. A unidade conta com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames, sala de raios-x e de estabilização.

Localizada na Rua Vicente de Lima Cleto, a Umpa vai funcionar 24 horas. De acordo com o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, a unidade irá evitar que a população necessite se deslocar até os prontos socorros. “Vamos continuar avançando na construção de novas unidades de urgência e emergência. Além de garantir um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado, estas unidades ajudam a desafogar os prontos socorros, que ficam livres para atender os casos mais graves”, explicou.

A Umpa conta com leitos de observação para adultos e crianças e outra sala com leitos para receber pacientes em estado grave até a remoção, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192), para um hospital. Enfermeiros atuarão com a “classificação de risco”, que determina a urgência de cada paciente.

Com uma estrutura ampla e moderna, esta é a segunda Umpa inaugurada pela prefeitura. A primeira, construída no Pacheco, atendeu, nos últimos três meses, cerca de 30 mil pessoas.

Também seguem, a todo vapor, as obras de reforma e ampliação do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Drº Zerbini, no Arsenal. “Esta será a terceira unidade de grande porte aberta nos últimos três anos. Com isso, a Prefeitura estará mais que dobrando o número de unidades de urgência e emergência em São Gonçalo”, informou o secretário.

Matérias Relacionadas