Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

PMs são investigados por extorsão a traficante em SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de julho de 2017 - 09:00
Corpo do soldado Marzula foi enterrado com honras militares
Corpo do soldado Marzula foi enterrado com honras militares -

Por Gustavo Carvalho e Thuany Dossares

Vinte dias após a Operação Calabar - que prendeu 96 policiais do 7ºBPM (São Gonçalo) acusados de envolvimento com traficantes -, agentes do mesmo batalhão voltam a ser alvos de uma nova investigação, após divulgação de um vídeo em que aparecem extorquindo um traficante do Complexo do Anaia, em São Gonçalo.

Nas imagens, Marcos Vinicio Amaral de Oliveira, 23, o Feijão, aparece dentro de um carro e faz um apelo para um comparsa enviar a quantia exigida pelos PMs. “Mano, manda esse dinheiro o mais rápido possível. Olha aí como é que eu tô”, diz o jovem, mostrando o braço, provavelmente fraturado durante uma sessão de agressões.

No vídeo, ainda é possível ver que um homem, que seria um PM, está do lado de fora do veículo observando toda a ação, enquanto o acusado continua o apelo. “Por favor, mano, manda esse dinheiro. Se não, o papo vai ser outro”, insiste.

As imagens, feitas em abril desse ano, estão sendo analisadas por policiais da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG) e serão anexadas ao inquérito da Operação Calabar.

Morte - De acordo com as investigações da DH, Feijão, que foi liberado após pagamento de propina, pode estar envolvido na morte do soldado Thiago Marzula de Abreu, 30, no Jóquei, na última segunda-feira.

“Temos três linhas de investigação para o assassinato do soldado Marzula. Uma delas é a participação de uma quadrilha de traficantes do Anaia, e o Feijão estaria nesse grupo. Caso essa linha de investigação se confirme, a corrupção dos colegas de farda do soldado está diretamente ligada à morte dele. Esse indivíduo já poderia estar preso”, declarou o delegado Marcus Vinícius Amim, responsável pelo caso.

A suspeita da polícia é de que criminosos do Anaia, ligados ao Comando Vermelho (CV), cruzaram com a viatura do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) Jóquei, onde o soldado era lotado, quando atravessavam do Morro do Tronco em direção à Favela da Dita, para atacar os rivais do Terceiro Comando dos Amigos (TCA). Os traficantes Rafael de Arnoud, o Playboy, e Marcelo da Silva Souza, o Marcelinho da Roça, comparsas de Feijão, também são suspeitos de envolvimento no crime.

A DH também apura se o crime foi cometido por bandidos do TCA, liderados por um homem identificado apenas como Cambinho. Há pelo menos dez dias, as duas facções disputam o controle da venda de drogas em comunidades do município.

O comandante do 7ºBPM, coronel Ruy França, garantiu que o policiamento está reforçado na região. “Estamos atuando para identificar, localizar e prender esses marginais que estão por trás desse conflito. É uma região grande, mas estamos fazendo patrulhamentos, intensificando operações para que a gente possa minimizar os efeitos dessa disputa entre traficantes, buscando ocupar aquela região. Nosso trabalho diário é evitar novas perdas”, esclareceu o oficial.

Enterro - O corpo do soldado foi sepultado com honras militares, no Cemitério Parque Nichteroy, em Vista Alegre, São Gonçalo. Cerca de 300 pessoas estiveram na cerimônia, entre elas o comandante geral da PM, coronel Wolney Dias, que lamentou a morte do 89º PM este ano.

“A morte de um companheiro de farda é uma perda insubstituível e deve ser vista pela sociedade como um fato que não pode ser normal. Temos que entender que quando se atenta contra a vida de um policial está se atentando contra o Estado. Não é normal eu ter quase 90 policiais militares mortos só neste ano. Estamos derramando o nosso sangue diariamente, tingindo o solo desse Estado em defesa da sociedade. Me sinto muito mal com isso. Eu perco um filho cada vez que perco um comandado, com ele vai um pedaço meu”, desabafou o oficial.

Marzula era casado e deixa um filho de apenas dois meses.

Matérias Relacionadas