Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

São Gonçalo lidera ranking de tiroteios e população fica no fogo cruzado

Dados são do aplicativo Fogo Cruzado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de julho de 2017 - 09:30
Estudo mostra que, em 2017, a cada dois dias, uma pessoa morre em tiroteios no município
Estudo mostra que, em 2017, a cada dois dias, uma pessoa morre em tiroteios no município -

O município de São Gonçalo continua com o título, nada agradável, de campeã de tiroteios no Estado do Rio. No mês de junho, segundo levantamento do aplicativo #FogoCruzado, da Anistia Internacional no Brasil, a cidade foi recordista, com 52 registros de troca de tiros, ficando na frente de locais como o Complexo do Alemão, na Penha, e Cidade Alta, em Cordovil.

O primeiro lugar, apesar de não desejado pela população do município, não é uma novidade para São Gonçalo. O mês de junho foi o quinto do ano em que a cidade liderou as estatísticas. Apenas em maio, algum outro local do Rio registrou mais trocas de tiros. Neste caso, a Cidade de Deus ficou na primeira posição, com 26 notificações e quatro mortes.

Desde janeiro, são 217 registros de tiros em alguma parte do São Gonçalo. A média de 1,2 confrontos por dia, já tirou a vida de 99 pessoas na cidade esse ano. O número mostra que, em 2017, a cada dois dias, uma pessoa morre em tiroteios no município.

Só no mês de março, foram registrados, pelo aplicativo, 64 confrontos na cidade metropolitana, com 28 vítimas fatais, enquanto o segundo lugar, ocupado por Nova Iguaçu, Complexo do Alemão e Copacabana, registraram 16 casos.

Do número total de 217 registros esse ano, apenas 20%, ou 45 casos, foram em decorrência de intervenção policial. No total do Estado, de janeiro a junho, já foram registrados 650 casos de tiroteios, com 106 mortos e 135 feridos.

Por Thiago Soares

Matérias Relacionadas