Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

SG registra mais de 1,2 mil roubos a pedestres em maio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de julho de 2017 - 08:30
Policiais civis acreditam que envolvimento de PMs com traficantes tem a ver com nº assustador de roubos
Policiais civis acreditam que envolvimento de PMs com traficantes tem a ver com nº assustador de roubos -

Por Renta Sena

Mais de 40 pessoas foram roubadas por dia, durante o mês de maio, em São Gonçalo. O número assustador de 1.279 registros de roubos a pedestres e a passageiros no interior de ônibus em apenas 31 dias foi divulgado na noite de sexta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

E para policiais civis que atuaram na Operação Calabar, - maior operação contra corrupção policial, deflagrada esta semana por agentes da Divisão de Homicídios de Niterói e do Ministério Público - não há dúvida quanto à atuação de policiais militares no crescimento desse tipo de crime.

“Durantes as investigações, foi possível constatar que a organização criminosa contribuía para o o aumento das estatísticas de crimes em São Gonçalo, disse o delegado da DH, Marcus Amim.

Em uma das ligações interceptadas pela Polícia Civil é possível entender como funcionava a “farra do arrego” para os policiais que se aliaram ao crime organizado.

Em uma das conversas, um PM ordena que criminosos vão para rua roubar para garantir o dinheiro aos agentes (reprodução de escuta ao lado).

“Se antes vivíamos com a sensação de insegurança, hoje sabemos que é real! Estamos numa cidade onde parecia não haver regras. Espero que com tantos policiais presos, os que iniciem na carreira pensem bem antes de fazer besteira. Imagina como era nossa vida se quem tinha que nos proteger ajudava o crime”, desabafou uma dona de casa, de 35 anos, que já foi assaltada duas vezes, somente esse ano.

Apesar do ISP ter pedido cautela e informado que os números podem ter sofrido alguma interferência por causa da greve dos policiais civis, já que alguns casos ocorridos antes podem ter sido registrados nesse mês de normalização do trabalho dos agentes, pelas estatísticas do próprio instituto, que registrou 1214 casos semelhantes em abril, cerca de 40 roubos por dia, a população sente que a situação está cada vez pior.

“Está difícil ir na rua. Coisas bobas, como sair para comprar pão, a gente não pode mais fazer. Todo mundo escuta uma história de assalto por dia”, completou a dona de casa.

Calabar: 85 PMs presos

Até a tarde de ontem, outros cinco policiais militares haviam sido presos, totalizando 85 PMs presos dos 96 policiais militares denunciados na Operação Calabar. Vinte e dois traficantes denunciados na ação também já estão presos.

Vale lembrar, que o Comando Geral da PM publicou, na sexta-feira, a transferência de 66 militares lotados em UPPs para reforçar o efetivo dos batalhões de São Gonçalo e Niterói.

Matérias Relacionadas