Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Centro de Niterói registra um assalto a cada 8 horas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de junho de 2017 - 08:05
Moradores da Rua XV de Novembro contaram que evitam sair de suas casas durante à noite por temerem as ações dos bandidos
Moradores da Rua XV de Novembro contaram que evitam sair de suas casas durante à noite por temerem as ações dos bandidos -

Acada oito horas, pelo menos uma pessoa é assaltada no Centro de Niterói. É o que mostram os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP), nos registros referentes ao mês de abril. Foram notificados 96 roubos a transeuntes somente na área de atuação da 76ªDP (Centro). Um reflexo dessa alta é a Rua XV de Novembro, onde moradores temem sair de suas casas durante a noite.

Apesar de ser a mesma via que abriga pontos importantes do município, como o Teatro Municipal e o Plaza Shopping, nem toda sua extensão parece receber a mesma atenção. Quem reside um pouco depois da Praça do Rink sofre constantemente com a ação de assaltantes, principalmente após às 21h. “Eles levam celulares, dinheiro, carteira com documentos, até minha aliança roubaram. A cada dia que passa, eles ficam mais violentos. Estamos com medo, é uma sensação de insegurança muito grande. Começou a ficar mais frequente de dois meses para cá, geralmente às quartas-feiras, em dias de jogos, que reúnem muitas pessoas nos bares do bairro”, conta um morador, que por ter sido assaltado duas vezes em menos de 40 dias na rua, preferiu não se identificar.

Entre os moradores do bairro, a Rua XV de Novembro já é conhecida como a atual “Rua do Perdeu”. Segundo eles, desde o mês passado, arrastões também começaram a ficar mais frequentes. De acordo com testemunhas, os assaltantes param de estabelecimento em estabelecimento para roubar os clientes.

“Vivemos um dos piores momentos dos últimos anos. Estamos totalmente desprotegidos e abandonados pela segurança pública do Estado. Chegamos a um nível muito difícil, eles agridem as vítimas e causam medo em todo mundo”, narra outra moradora, que reside há 30 anos na região e também optou pelo anonimato.

Dados - No total, o município de Niterói registrou 379 roubos a transeuntes no último mês de abril. O índice cresceu 15% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 323 casos. Em todo o estado, o aumento de roubos a transeuntes foi de 26,2% em relação a abril de 2016 (6.774 em 2016 contra 8.551 em 2017).

Através da assessoria de imprensa da PM, o comando do 12ºBPM (Niterói) informou que mancha criminal da unidade não aponta para alta incidência de roubos no Centro de Niterói e afirmou que não houve acionamento para as situações relatadas neste período. Ainda de acordo com a corporação, a via conta com ponto de baseamento alocado em determinados horários e apoio do policiamento empregado na Praça do Rink e no Morro do Estado.

Matérias Relacionadas