Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Traficantes alugam armas para assaltantes em Niterói

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de maio de 2017 - 08:30
Cerca de 200 policiais civis e militares participaram da megaoperação nas favelas de Niterói
Cerca de 200 policiais civis e militares participaram da megaoperação nas favelas de Niterói -

Por Thuany Dossares

Policiais da 77ªDP (Icaraí) realizaram, na manhã de ontem, uma megaoperação em favelas de Icaraí, Santa Rosa e São Francisco, na Zona Sul de Niterói, com o objetivo de cumprir mais de 30 mandados de prisão por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Houve intensa troca de tiros durante a ação, que terminou com um homem morto, quatro foragidos capturados, um preso em flagrante e um adolescente apreendido. Armas e drogas também foram encontradas.

Cerca de 200 policiais participaram da operação, que contou com o apoio das distritais de Niterói e São Gonçalo, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), além de outras delegacias especializadas, do 12ºBPM (Niterói) e do Batalhão de Ação com Cães (BAC). Com o auxílio de quatro veículos blindados, os agentes ocuparam as comunidades do Viradouro, Beco do 600, União, Zulu, Chiqueirinho, Igrejinha, Grota, Cotia e Cavalão.

Os investigados Gabriel Marte de Oliveira, o Biel, de 26 anos, Rosangela Maria Lourenço, 52, Sandro Souza da Costa, 40, e Availdo Barbosa de Souza, 27, foram capturados e tiveram seus mandados de prisão cumpridos.

Além deles, Edgard Santana, 28, foi preso com pinos de cocaína e munições de fuzil, no Morro do Cavalão. Já na Grota, um adolescente, de 15 anos, foi flagrado com uma pistola, 326 cápsulas de cocaína e 75 pedras de crack. No alto do Morro da União, um homem, ainda não identificado, acabou morto durante troca de tiros com a polícia. Ele portava uma pistola.

As investigações iniciaram há cerca de um ano após os agentes descobrirem a ligação de traficantes com roubos da região. Sessenta e cinco criminosos foram identificados e tiveram a prisão decretada.

“Encarando que Niterói está sofrendo muito com roubos, a gente pode perceber que alguns traficantes são os responsáveis por roubos na região. Se não efetuam o crime diretamente, alugam as armas para ladrões de outras áreas. Diante disso, resolvemos, há mais ou menos um ano, dar início às investigações e conseguimos 65 mandados de prisão por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Desses, 34 mandados já foram cumpridos durante as investigações”, esclareceu o delegado Robson Costa, titular da distrital.

As investigações apontaram que mesmo presos, os irmãos Arnaldo Gonçalves dos Santos, o Naldo, de 48 anos, e Antônio Jorge Gonçalves dos Santos, o Tony ou Senhor das Armas, de 42, continuam controlando e lucrando com a venda de drogas do Complexo do Viradouro, em Santa Rosa. Eles também foram indiciados e tiveram os mandados de prisão cumpridos.

Apontado como o chefe do tráfico do Morro do Cavalão, em Icaraí, um criminoso identificado apenas como Goelão também está entre os 65 nomes identificados pela 77ªDP.

Matérias Relacionadas