Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2505 | Euro R$ 5,5997
Search

Polícia encontra ‘galeria de artes do tráfico’ em comunidade de SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de abril de 2017 - 09:00
Caricaturas de Máscara e de seus ‘soldados’, armados com fuzis e pistolas, foram feitas nos muros das casas em Santa Luzia
Caricaturas de Máscara e de seus ‘soldados’, armados com fuzis e pistolas, foram feitas nos muros das casas em Santa Luzia -

Para demarcar território e ostentar poderio bélico, traficantes da Favela da Carobinha, em Santa Luzia, São Gonçalo, inovaram e usaram a arte. Ao invés de postarem fotos em redes sociais, como costumam fazer, os bandidos confeccionaram grafites com suas caricaturas pelos muros da comunidade, criando uma espécie de galeria do tráfico. As pinturas foram descobertas por policiais do 7ºBPM (São Gonçalo) durante uma operação na comunidade.

Os criminosos se intitulam como Tropa do Sagaz, em referência ao líder da venda de drogas da Carobinha e do Cano Furado, ambas em Santa Luzia: Pedro Paulo Matheus Gremion, o Pedro Sagaz ou Velho, que está preso.

O chefe do tráfico, no entanto, não foi o único homenageado. Apontado pela polícia como o principal responsável pela venda de drogas na localidade, Alex de Oliveira, o Máscara, também teve a sua caricatura estampada no muro - com o rosto pintado de verde, em alusão ao desenho animado - e fortemente armado com um fuzil em um das mãos e uma pistola com carregador alongado na cintura. O fuzil do traficante ainda aparece personalizado com as siglas do seu vulgo, MK. Na imagem, ele ainda ostenta um grande cordão com a letra M. Máscara é acusado de matar o cabeleireiro Maurício Cosme de Azevedo, 52, em julho do ano passado.

Além de fazerem os desenhos inspirados em suas características físicas, os bandidos ainda se identificam por seus apelidos e conseguem demonstrar qual a função de cada um no tráfico local. Numa das imagens, um homem identificado apenas como HG aparece sentado em tijolos vendendo drogas, enquanto dois comparsas LV e WL estão armados de fuzis e pistolas fazendo a segurança do ponto de venda de drogas.

Traficantes identificados nos grafites apenas como Da Galinha, Jogador, Militão e DG também se exibem com armas de grosso calibre.

Numa espécie de ‘galerias dos mortos’, um grande grafite também foi feito em homenagem a um homem identificado como Nenél, que teria sido morto durante confronto com policiais militares. O desenho é uma grande caricatura do rapaz, que é composto com a frase “Seus dias de luta terminaram, seus dias de glória chegaram e o céu azul agora é todo seu”.

Matérias Relacionadas