Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

‘Guerra’ do tráfico volta a assustar comunidade de SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de março de 2017 - 09:00
Nando do Anaia estaria tentando retomar o controle do território
Nando do Anaia estaria tentando retomar o controle do território -

Por Thuany Dossares

Moradores do Complexo do Jardim Miriambi, em São Gonçalo, mais uma vez estão sofrendo com a ‘guerra’ entre traficantes rivais pelo controle dos pontos de venda de drogas da comunidade e tendo que conviver com intensos tiroteios. Criminosos ligados à facção Amigo dos Amigos (ADA) retomaram o domínio territorial do Morro da Caixa d’Água, no Vila Três e no Miriambi, que estavam ocupados pelos rivais do Comando Vermelho (CV).

De acordo com a polícia, um traficante identificado como Vinte Anos, integrante da ADA, e que está preso, orquestrou a invasão de dentro da cadeia. Ele seria o principal chefe do comércio de entorpecentes do complexo e quis retomar o território. Para isso, Vinte Anos teria contado com o reforço de bandidos oriundos da favela da Quitanda, em Costa Barros, Zona Norte do Rio, e das comunidades niteroienses do Sabão e Boa Vista.

Mesmo sendo obrigados a se retirarem do Vila Três e do Jardim Miriambi, traficantes do CV continuam tentando voltar para as comunidades. Ainda segundo a polícia, Luiz Fernando Rodrigues de Souza, 30, o Nando do Anaia, seria o principal responsável pela ‘guerra’ pelo lado do Comando Vermelho. Ele estaria recebendo apoio de um homem identificado apenas como Grisalho e do chefe do tráfico de Itaoca, no Complexo do Salgueiro, o Faustão.

Na madrugada de ontem, o bando liderado por Nando tentou mais uma vez retomar o controle dos pontos de venda de drogas da região e houve uma intensa troca de tiros, que assustou moradores.

“E toma tiro. Acordei no susto. Parece até que os tiros são aqui na minha rua, de tão alto o barulho”, postou numa rede social, por volta das 3h, uma moradora do Jardim Miriambi.

Ações da PM - Na tarde de terça-feira, policiais do 7ºBPM (São Gonçalo) chegaram a fazer uma mega-operação na região para restabelecer a ordem e combater o tráfico de drogas, e houve confronto.

Durante a operação, os militares socorreram um homem identificado como Sandro de Paula Moreira, 35, que estava com diversos ferimentos na cabeça. De acordo com a polícia, ele estava sendo torturado pelos bandidos da ADA, no momento em que os agentes chegaram, por ter sido reconhecido como inimigo ligado ao CV.

Um de seus agressores, Rubens de Oliveira Barbosa, o RB, de 19 anos, que portava um fuzil AR 15, calibre 5.56, foi baleado em uma das pernas durante a troca de tiros. Um companheiro de RB, ainda não identificado, também foi atingido por disparos e acabou morrendo no local.

O caso foi registrado na 74ªDP (Alcântara).

Matérias Relacionadas