Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

‘Bonde do Salgueiro’ é suspeito de matar agente penitenciário

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de fevereiro de 2017 - 09:00
Neto voltava da comemoração do seu aniversário quando reagiu a um roubo de carga no Boa Vista e acabou morto com tiros de fuzil
Neto voltava da comemoração do seu aniversário quando reagiu a um roubo de carga no Boa Vista e acabou morto com tiros de fuzil -

Por Marcela Freitas

Agentes da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG) estão investigando a participação de traficantes do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no roubo de cargas que culminou com a morte morte do o inspetor da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e professor universitário, João Alfredo Teixeira Neto, de 35 anos.

De acordo com o delegado Fabio Barucke, diretor da especializada, um dos suspeitos já foi identificado e deve ter a prisão preventiva decretada nas próximas horas. O homem, que não teve o nome revelado, é morador do conjunto de favelas e tem passagens pelos crime de roubo e receptação.

“As imagens de câmeras de segurança estão contribuindo para a identificação dos acusados. Já temos ciência da participação de pessoas do Complexo no Salgueiro, tanto no roubo de carga quanto na morte do agente”, adiantou.

Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ) revelam que, em 2016, São Gonçalo registrou média de dois casos de roubos de carga por dia. No entanto, nos meses de novembro e dezembro, o número de roubos dobrou passando para quatro por dia. No total foram contabilizados 786 roubos de cargas.

Comandante do 7ºBPM (São Gonçalo), o coronel Ruy França revelou que ontem pela manhã foi realizada uma reunião com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para traçar um diagnóstico locais com maior incidência deste crime no município.

“Não podemos afirmar qual a motivação para a ação desses marginais. O fato é que grupos organizados estão agindo na cidade. O tráfico da região pode ter participação, mas a prisão de um homem, oriundo de Manguinhos, na manhã de quinta-feira, tentando roubar uma carga de laticínios na cidade, mostra que criminosos do Rio também estão agindo em São Gonçalo”, comentou oficial. Para tentar diminuir esses índices, França explicou que na próxima semana serão realizadas ações conjuntas com a PRF.

“Vamos agir nessas áreas com maior incidência como, por exemplo, a BR-101 e seus acessos. Essas operações acontecerão no período da noite”, adiantou.

Traficantes do Jardim Miriambi, Anaia, Rua da Feira, Maria Paula e Salgueiro são considerados pela polícia os principais responsáveis por roubos de carga no município.

Recordando - João Alfredo Teixeira Neto foi assassinado com tiros de fuzil, no bairro Boa Vista, na madrugada de ontem, ao tentar impedir um roubo de cargas.

Neto, que era lotado no Instituto Penal Edgard Costa, no Centro de Niterói, voltava para casa em seu Cross Fox vermelho, por volta de 1h, quando flagrou um homem armado roubando um caminhão que transportava carga de paletes de madeira, na Rua Governador Agamenon Magalhães.

O agente da Seap tentou impedir a ação e teria chegado a trocar tiros com o criminoso, quando ocupantes de dois carros, armados com fuzis, chegaram por trás e surpreenderam a vítima. Durante o intenso confronto, Neto acabou baleado e morreu no local. O corpo de Neto foi sepultado no Cemitério do Maruí, no Barreto, na tarde de quinta-feira.

Matérias Relacionadas