Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Ministro do TCU pede prioridade na votação de contas de ex-presidentes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de julho de 2015 - 08:57

Augusto Nardes fez pedido a Renan Calheiros e Eduardo Cunha

Foto: Divulgação

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, pediu, ontem, aos presidentes do Senado, Renan Calheiros; e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; que, na volta do recesso, tenham prioridade de votação as contas pendentes de governos anteriores.

“No meu entendimento, como há muito tempo (as contas de ex-presidentes) não vêm sendo votadas, a sociedade não tem conhecimento dessa matéria, de extrema importância. Fiz esse apelo e a reação foi muito positiva: será dada prioridade”, disse Nardes.

Na Câmara, há cinco processos de contas prontos para serem votados no plenário da Casa, dois deles referentes aos governos dos ex-presidentes Fernando Collor e Itamar Franco. Há ainda prestações de contas pendentes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Não há ordem cronológica obrigatória para o exame de contas.

Sobre o julgamento das contas de 2014, do governo da presidenta Dilma Rousseff, no TCU, Nardes, que é o relator do processo, não quis dar prazo para concluir o relatório, mas adiantou que, como as explicações enviadas pelo Executivo à Corte estão contidas em documento de mais de mil páginas, a leitura deve levar mais tempo que os 15 dias habituais. Todos os ministros do TCU receberão cópia das explicações nos próximos dias.

“Determinei urgência para que [o documento] seja avaliado o mais rápido possível pela equipe técnica. É um trabalho puramente técnico avaliar os números”, disse o ministro. (Agência Brasil)

2

Matérias Relacionadas