Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2334 | Euro R$ 5,5809
Search

Saiba quais cuidados tomar com a pele do seu pet

Escovar o animal com frequência é fundamental

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de janeiro de 2018 - 14:36
É preciso saber cuidar do animal para que ele tenha uma vida confortável
É preciso saber cuidar do animal para que ele tenha uma vida confortável -

Que o brasileiro adora bichinhos de estimação, como cães e gatos, não é novidade, já que o país ocupa a quarta posição mundial em relação a número de pets, segundo levantamento do IBGE. No entanto, é preciso também saber cuidar do animal para que ele tenha uma vida confortável. E são nestas horas que duvidas aparecem, principalmente em relação ao cuidado com a pele dos animais.

Dentre as dúvidas, três são muito recorrentes aos donos dos bichinhos: o número ideal de banhos por mês, o xampu adequado a ser utilizado no pet e a frequência de escovação dos pelos. Em uma entrevista com a especialista em dermatologia veterinária Camila Miranda de Carvalho desvendamos alguns mitos que podem ajudar os gonçalenses a tornar a vida de seus ‘filhos’ de quatro patas mais saudável.

Talvez a grande dúvida sobre os pets seja a quantidade de banhos que ele deve tomar por mês. Muitos acham que os bichinhos são igual aos homens e precise do banho todo dia. Outros, acreditam que um banho por semana seja bom para evitar que o animal tenha mau-cheiro. Contudo, segundo Camila, é preciso tomar cuidado com o excesso e higiene do bichinho.

“Dar banho com muita frequência pode prejudicar a pele do animal. Banhos muito seguidos podem, inclusive, aumentar a oleosidade da pele, o que causa mau odor. O ideal seria dar banho uma vez ao mês ou a cada 15 dias, no máximo. Mas como os pets estão muito próximos a nós, dividindo sofá e cama, vale uma conversa com o veterinário para chegar à melhor solução”, explicou a veterinária.

Ao contrário do banho, que deve acontecer poucas vezes ao mês, a escovação dos pelos dos animais pode ser realizado com bastante frequencia. Aliás, está é uma recomendação importante que a veterinária faz ao donos de pets.

“Escovar o pet com frequência é fundamental para retirar o excesso de poeira, evitar nós, retirar pelos mortos e estimular os folículos da pele a liberarem óleos hidratantes. Sem falar que é um momento de atenção e carinho. É importante conhecer as características da raça de seu cão para realizar a escovação da melhor forma e com os acessórios corretos”, finalizou.

Matérias Relacionadas