Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Boa alimentação para se manter a saúde dos ‘pets’

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de maio de 2017 - 14:00
 Comida de panela com muito tempero não é recomendada
Comida de panela com muito tempero não é recomendada -

Por Matheus Merlim

Ter uma alimentação balanceada não é importante somente para os humanos. Os pets também precisam de uma rotina alimentar saudável para não desenvolverem quadros de intoxicação alimentar, que podem evoluir até para casos mais graves como pancreatite e insuficiência renal. Mas você sabe como evitar esses malefícios? De acordo com a médica veterinária Gabrielle Friess de Abreu, na PetShop Gladiador, no Mutuá, em São Gonçalo, entre os principais alimentos considerados os “vilões” dos animais estão: alho, cebola, chocolate, cafeína, abacate, nozes, uvas, passas, doces e confeites, além de qualquer comida de panela com muito tempero.

“Quanto maior a quantidade de alimentos como esses ingeridos pelos animais, maior é o risco da intoxicação se agravar, podendo levar ao óbito. O cuidado precisa ser especialmente com os cães, pois os gatos são mais seletivos e não têm costume de comer qualquer coisa que fuja à ração”, explica.

Segundo a especialista, se o dono quiser optar por algo que complemente a ração, as frutas indicadas são banana, maçã e melancia (sem os caroços). A veterinária explica que esses alimentos possuem maior volume de água, que hidrata o animal.

“São poucas as frutas que os animais podem comer. Por isso, sempre aconselho principalmente a melancia, pela quantidade de água. Legumes como abobrinha, cenoura e abóbora também podem ser boas fontes de energia”, acrescenta.

Já a médica veterinária Daniela Paixão, da Clínica São Francisco de Assis, na Estrela do Norte, em São Gonçalo, acredita que é preciso evitar qualquer tipo de alimentação humana para os animais.

Matérias Relacionadas