Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

“Shadows” é gonçalense

Único representante de Futebol Americano da cidade treina para disputar o Estadual

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de janeiro de 2016 - 22:56

Jogadores do São Gonçalo Shadows realizam treinos físicos e técnicos semanalmente no Cube Esportivo Mauá, na Estrela do Norte

Foto: Divulgação

Por Sérgio Soares e Renê Santos

Dentro de campo, uma “guerra”. E com jogadores fortes, ‘pesados’ e dispostos a tudo para avançar com uma bola oval, para o território inimigo. Estamos falando do Futebol Americano. Quem imaginava que uma modalidade de origem nos Estados Unidos fosse despertar interesse em jovens de São Gonçalo? O primeiro e único representante de “football” da cidade, o São Gonçalo Shadows, irá disputar o campeonato estadual da modalidade.

Fundado em 15 de novembro de 2014, pelo ex-presidente do time, Leonardo Santos, o Shadows pretende fazer da Liga Fluminense de Futebol Americano (LIFFA), seu primeiro passo para em seguida disputar o campeonato brasileiro, ano que vem. O fundador, inclusive, foi atleta da modalidade em um time de Niterói.

Com apoio somente dos atletas que acreditam no sonho de levar o nome do time e de São Gonçalo, o Shadows recebe ajuda de uma loja de suplementos da cidade.

Os treinos acontecem semanalmente no clube Mauá, onde os atletas treinam forte até o início da competição, que acontece no segundo semestre de 2016. Amanhã, o atual presidente do time, Wlad Brito, participa de uma reunião da Liga, para conhecer seus adversários e definir o mando de campo.

“O esporte é praticado com 22 jogadores em campo, 11 atacando, tentando ganhar território e 11 defendendo, tentando impedir esse avanço, além de tentar recuperar a posse de bola. Uma vez recuperada, trocam-se as funções: a defesa passa a atacar e vice-versa. Somente o jogador com a bola pode ser abracado e derrubado, cada time tem quatro chances de conquistar o “first down” e são quatro tempos de 15 minutos”, explicou Wlad.

O presidente ainda destacou que quando começou, o time contava com apenas 5 atletas dispostos a treinar. Hoje, o grupo conta com aproximadamente 70 jogadores. No dia 21 de fevereiro, o São Gonçalo Shadows disputa um amistoso em Campos de Goytacazes, contra o Goitacá Indians.

Matérias Relacionadas